Botulismo causa morte de aves na Caldeira da Moita

Img 0082 1 1280 720 1 1024 2500
31 Agosto 2017

O botulismo pode estar na origem da morte de vários exemplares de aves na confluência do Rio da Moita com a Caldeira da Moita, no início do mês de julho. A Câmara Municipal da Moita procurou conhecer as causas deste incidente junto das entidades competentes e a informação técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas indica tratar-se de botulismo, uma doença de natureza tóxica que decorre da ingestão de uma toxina e que é agravada pelas condições meteorológicas (calor e seca) que se arrastam há vários meses. A toxina em causa afeta somente as aves, não constituindo risco para as pessoas.

As análises realizadas à água da Caldeira da Moita não revelaram qualquer indício que possa estar na origem deste incidente.

A Câmara Municipal da Moita vai continuar a acompanhar esta situação junto das entidades competentes.