Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Quinzena da Educação marca arranque do ano letivo no concelho



Banner qe2017 1 1024 2500
29 Setembro 2017

No mês de outubro, o regresso às aulas é assinalado em festa no concelho. Entre os dias 4 e 20, a Câmara dá as boas vindas ao novo ano letivo, com atividades para toda a comunidade educativa, e promove a divulgação dos recursos educativos disponibilizados pelo Município.

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS
Todos os alunos que iniciam o seu percurso escolar no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas do concelho têm, anualmente, uma receção especial. Para assinalar este marco tão importante, a Câmara Municipal promove, este ano, o espetáculo “Muita tralha, pouca tralha”, com Catarina Requeijo, entre os dias 10 e 13 de outubro, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira.

RECEÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA
São várias as iniciativas preparadas para toda a comunidade educativa: alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente. Tome nota e participe!

 

TEATRO DE MARIONETAS

Para as turmas do Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, há teatro de marionetas no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, mediante inscrição prévia, no dia 4 de outubro, com sessões entre as 10:00h e as 16:00h. A peça “As Geometrias do Diálogo”, pela Companhia Juscomama, de França, integra-se no Manobras – Festival Internacional de Marionetas e de Formas Animadas, da Artemrede.

EXPOSIÇÃO
Para o público em geral, os trabalhos sobre os “Os Direitos das Crianças” dos alunos dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho da Moita, realizados no âmbito dos projetos municipais “Biblioteca Viva” e “Biblioteca Fora D’Horas”, relativos ao ano letivo anterior, vão estar em exposição na Sala Infantil da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, entre 4 e 20 de outubro.

AÇÕES DE FORMAÇÃO E ENCONTROS
São vários os momentos de reflexão e formação marcados para esta Quinzena da Educação. No dia 13 de outubro, entre as 14:00h e as 15:30h, decorre, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, o encontro “O Que Pode a Arte? O Que Pode o Conhecimento?”, com a formadora convidada Magda Henriques e dirigido às turmas de 3º ciclo e secundário do concelho As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail: cea@mail.cm-moita.pt.
Também para dia 13, das 17:30h às 20:30h, está marcada a ação de formação para docentes de todos os níveis de ensino, com prioridade para as docentes do concelho, com o mesmo tema e a mesma formadora. As inscrições podem ser efetuadas através do Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita (T: 212 059 206 ou e-mail: cfbarreiromoita@gmail.com).
A 19 de outubro, e tendo como destinatários a comunidade educativa dos concelhos da Moita e Barreiro, acontece o IV Encontro de Oferta Formativa e Desenvolvimento Local, no âmbito da Rede para a Empregabilidade Barreiro Moita, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira (consultar programa próprio).

APRESENTAÇÕES DE LIVROS
Durante esta Quinzena da Educação, a Câmara Municipal apresentará duas edições, em iniciativas abertas ao público em geral: “Rimas da Liga dos Livros”, no âmbito do Projeto “Liga dos Livros”, a 14 de outubro, pelas 15:30h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, e a terceira edição de “Os Pequenos Poetas”, no dia 17 de outubro, pelas 18:30h, também na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.

REUNIÃO COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Está ainda prevista a reunião de lançamento da Feira de Projetos Educativos 2018, aberta à participação de toda a comunidade educativa, no dia 17 de outubro, às 15:00h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, e a reunião de abertura do ano letivo com as Associações de Pais e Encarregados de Educação, no mesmo dia, mas às 18:00h, também na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.

VISITAS À RESERVA ARQUEOLÓGICA
Para as turmas de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, haverá visitas, sujeitas a marcação prévia, no dia 18 de outubro, entre as 10:00h e as 16:30h, às instalações da Reserva Arqueológica do Município da Moita, a funcionar no espaço adjacente à Capela de S. Sebastião, na Moita. Inscrições através do e-mail: div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt ou do telefone 210 817 048.

 

PROGRAMA COMPLETO

AÇÃO DE FORMAÇÃO "O QUE PODE A ARTE? O QUE PODE O CONHECIMENTO", COM MAGDA HENRIQUES

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados