Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Novembro nos equipamentos municipais: Faça favor de entrar



Forum  1 1024 2500
30 Outubro 2017

Em novembro apetece ainda mais ir ao teatro, ao cinema ou à biblioteca, quando, lá fora, o tempo convida a ficar dentro de portas. Nos equipamentos culturais do concelho da Moita, há um conjunto de iniciativas programadas para todas as idades e preferências. A entrada é livre.

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, é, desde 2005, um dos mais importantes equipamentos culturais do concelho da Moita. Sala de espetáculos e cinema, recebe anualmente diversos festivais de música, dança e teatro, assim como múltiplas iniciativas de grande qualidade artística, para todas as idades.

No dia 3 de novembro, é exibido, no auditório do Fórum Cultural, o filme documental, nomeado para os Óscares, “I’m Not Your Negro” (Eu não sou o teu negro) sobre a segregação, o racismo e a vida das comunidades negras nos Estados Unidos da América.

No espaço do café-concerto, poderá assistir, no dia 18, a um espetáculo de improvisação/jam session conduzida por Paulo Brissos, músico de exceção que já visitou o BB Blues Fest.

O teatro protagonizará dois dos momentos altos na programação do Fórum em novembro, nos dias 11 e 24, respetivamente, com as peças “Brisa ou Tufão”, do Projeto Satélite Circolando, e “Circuito Habitual”, pelo Teatro Extremo.

Por fim, a 26 de novembro, o Fórum recebe, numa extensão do Festival Play – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, a sessão “Sem Pés Nem Cabeça”, com entrada gratuita.

A Biblioteca Municipal de Alhos Vedros faz 24 anos e durante todo este mês propõe aos seus utilizadores um programa especial de atividades. Deste programa preenchido, destaca-se uma das iniciativas que mais atrai os jovens leitores: a “Biblioteca Fora d’Horas” que decorre no dia 25, a partir das 21:30h. Neste dia, os mais novos vão dormir à Biblioteca e desfrutar deste equipamento fora do seu horário normal, com animações, ateliês de artes circenses e ateliês de ciências.

A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, o equipamento central da rede de bibliotecas municipais, dispensa apresentações, pois é bem conhecido do público. Aqui, uma arquitetura de excelência alia-se à diversidade de serviços e atividades relacionadas com a promoção da leitura e do livro que há muito constituem atrativo para diversas idades. Em novembro, não perca também a exposição de pintura “Navegar é Preciso”, de Francisco Moura.

No Vale da Amoreira, está o mais recente e moderno equipamento cultural do concelho, o  CEA – Centro de Experimentação Artística. Desde a sua inauguração, o CEA tem sido, através dos vários projetos que acolhe, um agente dinamizador de dinâmicas culturais e educativas, valorizando a diversidade e a interculturalidade.

O CEA abre as suas portas, no dia 29 de novembro, pelas 10:30h, para o Festival ExpressArte – XVIII Encontro de Expressões Artísticas, um festival anual que tem como principal objetivo a valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência. Um espetáculo de dança e música, promovido e interpretado por associações de apoio a pessoas portadoras de deficiência, em que a arte é utilizada com fins terapêuticos, numa lógica de diversão e inclusão social. (O espetáculo repete-se no dia seguinte, à mesma hora, na Biblioteca Municipal da Moita)

Este mês, visite também o Moinho de Maré de Alhos Vedros, onde está patente a exposição “As Mulheres e o Trabalho: a Indústria de Vestuário no Concelho da Moita”. No piso térreo deste edifício do séc. XV, pode ainda apreciar os equipamentos reabilitados da antiga atividade moageira.

O artesanato vai ao Mercado

Nos dias 4 e 11 de novembro, durante a manhã, o Mercado Municipal da Moita recebe uma vez mais a iniciativa Artes e Talentos – Feira de Artesanato onde vários artesãos da região expõem os seus trabalhos em cortiça, pano, cerâmica e outros.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados