Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda: Previna inundações e cheias



Banner prot civil f  1 1024 2500
14 Novembro 2017

No período do ano em que ocorrem precipitações com chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhadas com frequência de vento com rajadas fortes e agitação marítima, importa estar alerta e adotar medidas preventivas.

Nesta altura, é frequente acontecerem inundações em zonas urbanas causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, cheias potenciadas pelo transbordo do leito de cursos de água, deslizamentos, derrocadas ou outras instabilidades devido a infiltrações de águas, arrastamento de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas para as vias rodoviárias, devido a ventos fortes.

Eis algumas medidas preventivas para minimizar os efeitos destes cenários:

. Limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas de árvores, papéis, areias e pedras;

. Desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, dos quintais e varandas e a limpeza de sargetas, algerozes e caleiras de telhados das habitações.

. Limpeza e desobstrução das linhas de água, principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento.

O cumprimento destas medidas é da responsabilidade dos municípios nas áreas urbanas e dos proprietários no que respeita às suas habitações (quintais, varandas, algerozes, caleiras, etc.) e propriedades particulares fora dos aglomerados urbanos.

Assim, há medidas que cabem a cada um de nós, enquanto proprietários, colocar em prática. Por isso, coloque mãos à obra e preserve o seu bem-estar e o seu património!

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados