Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

ExpressArte teve lotação esgotada no concelho da Moita



Dsc 0030 1 1024 2500
06 Dezembro 2017

O Festival ExpressArte – XVIII Encontro de Expressões Artísticas passou mais uma vez pelo concelho, nos dias 29 e 30 de novembro, em ambiente de festa e alegria, com muita interação entre o palco e a plateia. Nesta 18ª Edição, e à semelhança das edições anteriores, participaram no “Encontro de Expressões Artísticas” várias Instituições que utilizam as Artes com fins terapêuticos, ocupacionais e de inclusão social. O Festival é Promovido pela APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, em parceria com várias entidades, entre as quais o Município da Moita.

Direcionados para a faixa etária de alunos integrados no 1.º ciclo, os espetáculos aconteceram no Vale da Amoreira e na Moita. O primeiro espetáculo ocorreu no dia 29 de novembro no CEA - Centro de Experimentação Artística, com lotação esgotada e as seguintes participações em palco:

CERCIMB - Grupo de Teatro da CERCIMB com a peça de teatro “Navegando pelo Mar Adentro”, que retrata a descoberta do caminho marítimo para a Índia e para o Brasil, envolvendo cerca de 35 atores: alunos, clientes e colaboradores da CERCIMB, com um guarda-roupa e acessórios em destaque pela quantidade de cor e design da época. Na preparação e atuação desta peça de teatro, estiveram envolvidas cerca de 52 pessoas;

Associação Almadense Rumo ao Futuro, com o seu Grupo denominado “Rafa”, apresentou a peça de teatro retratando “As Novas Tecnologias”, através de uma viagem à Idade da Pedra das mulheres e homens primitivos relembrando os divertidos Flinstones. Na preparação e atuação desta peça de teatro, estiveram envolvidas cerca de 17 pessoas, com 10 em palco;

A assistir, estiveram alunos do 4.º ano da Escola Básica nº 1 e do 2.º ano Escola Básica n.º 2 do Vale da Amoreira, do Clube animação jovem APPACDM e da Rumo CAO da Moita.

O segundo espetáculo aconteceu na Moita, no dia 30 de novembro, também durante a manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, também este com casa cheia e as seguintes participações em palco:

A Fundação AFID Diferença apresentou uma performance de Dança contemporânea com uma qualidade notória, passando visivelmente de um grupo de jovens com deficiência a um grupo de jovens bailarinos que encantaram os presentes pela excelência. Na preparação e atuação da AFID estiveram envolvidos os 7 artistas;

A APPACDM de Setúbal, com os grupos de dança “Move-te” e “Diverte-te e Dança” apresentaram um animado espetáculo de Dança em interação com o público denominado “ Volta para viver”. Na preparação e atuação dos dois grupos da APPACDM, estiveram envolvidas cerca de 23 pessoas, entre as quais 16 em palco;

Na assistência, estiveram presentes alunos do 4º ano da Escola Básica nº 1 e n.º 2 da Moita, o CAO da NÓS, o CAJ - Clube Animação Jovem da APPACDM, a CERCIMB e a Fundação AFID.

De referir que, como iniciativa prévia de divulgação do Festival ExpressArte, decorreu ainda informalmente um pequeno espetáculo de rua dinamizado na Praça da República, na Moita, no dia 8 de novembro, pelo Grupo de Animação CAO4 – “Espiral” da APPACDM de Setúbal - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Desde 2008, o Município da Moita associou-se a esta iniciativa apoiando de diversas formas, nomeadamente, na divulgação, com a disponibilização de equipamentos (CEA e Auditório da Biblioteca) e respetivo apoio técnico, audiovisual e logístico, com transporte, fornecimento de lanches, águas e almoços confecionados no refeitório municipal. O Festival ExpressArte é planeado e executado em estreita colaboração e cooperação entre os vários serviços da Câmara Municipal da Moita, articuladamente com o CAJ – Clube de Animação Jovem da APPACDM de setúbal.

Dsc 0029 1 1024 2500
Dsc 0030 1 1024 2500
Cea cercimb 29.11 1 1024 2500
Cercimb 29 novembro cea 1 1024 2500
Img 7634 1 1024 2500
Img 7673 1 1024 2500
Img 7729 1 1024 2500
Img 7771 1 1024 2500

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados