Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural



Igreja av 1 1024 2500
04 Janeiro 2018

2018 foi formalmente designado como o 1º Ano Europeu do Património Cultural, por decisão do Parlamento Europeu. Incentivar a partilha e a apreciação do património cultural da Europa, sensibilizar para a história e para os valores comuns e reforçar o sentimento de pertença ao espaço europeu são os objetivos desta iniciativa.

Deixamos-lhe também algumas sugestões para que possa conhecer melhor o património cultural do concelho da Moita, de janeiro a dezembro.

 

Reservas Arqueológicas do Concelho da Moita – Capela de S. Sebastião

Abertas ao público em setembro de 2016, as Reservas Arqueológicas do Concelho da Moita encontram-se instaladas no espaço anexo à Capela de S. Sebastião, na vila da Moita, e reúnem uma vasta coleção de espólio arqueológico, resultante de achados e de sondagens realizados no território do concelho, promovidos tanto pela autarquia, como por arqueólogos. Entre este espólio sobressaem os materiais cerâmicos e os líticos, todos disponíveis para serem estudados por investigadores.

O espaço das Reservas é complementado com o da Capela, onde atualmente estão em exposição materiais arqueológicos, da Pré-História até à Época Moderna. Para visitas guiadas em grupo, marcações através do T: 210817044 ou do e-mail: div.cultural@mail.cm-moita.pt.

 

Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos

Na sequência de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e o Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, já é possível conhecer de perto este valioso legado patrimonial, através de um Percurso Interpretativo constituído por nove painéis distribuídos pela zona interior e zona envolvente do estaleiro. O percurso dá a conhecer a história daquele espaço, e as diferentes áreas que o compõem. Durante o percurso, os visitantes têm ainda oportunidade de conhecer as artes e ofícios tradicionais, através da observação dos carpinteiros navais e calafates em atividade, assim como as diferentes fases da construção de uma embarcação tradicional, desde a preparação das madeiras às pinturas decorativas. Marcação de visitas através do telefone: 210817044 ou do e-mail: div.cultural@mail.cm-moita.pt.

 

Audioguias

Para conhecer melhor o património do concelho da Moita, saiba que na página de internet do Município da Moita (www.cm-moita.pt/p/audioguia_alhosvedros e www.cm-moita.pt/p/audioguia_moita) poderá encontrar audioguias para as freguesias da Moita e de Alhos Vedros. Seguindo o percurso indicado, os audioguias acompanharão a visita com comentários explicativos sobre diferentes monumentos e locais. Descarregue para o seu leitor MP3 ou smartphone o audioguia que lhe interessa, descarregue depois o mapa com o trajeto a realizar e ponha-se a caminho. À medida que vai passeando, pode assim apreciar não só a paisagem, mas toda a história que envolve os diversos locais, sejam igrejas, monumentos ou até sítios com interesse histórico. Pode também obter os folhetos/mapas no Posto de Turismo Municipal, na Moita.

 

Visitas ao Património

Através do Setor de Património, a Câmara Municipal promove visitas guiadas, para grupos (mínimo 10 pessoas) ao património do concelho. As visitas decorrem de acordo com a disponibilidade e devem ser marcadas com antecedência, através do telefone 210817044 ou do e-mail: div.cultural@mail.cm-moita.pt

De maio a outubro, é o património vivo da embarcação municipal, “o Boa Viagem”, que espera por si, para lhe dar a conhecer as histórias dos marítimos, dos barcos típicos e do Tejo.

Embarque na história e viaje ao longo de todo o ano, pelo património cultural do concelho da Moita.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados