Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Duas escolas do concelho distinguidas pela AMRS



Por um mundo melhor 1 1024 2500
16 Maio 2018

Duas escolas do concelho da Moita – a Escola Básica 2/3 D. João I, na Baixa da Banheira, e a Escola Secundária da Moita – foram distinguidas pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, no âmbito da 6ª edição do Projeto Kid’s Guernica que tinha como tema “Arrábida Biosfera”.

“Por Um Mundo Melhor” foi o trabalho elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9º ano, turma C, da Escola Básica 2/3 D. João I, vencedor do 2º escalão, referente ao 3º ciclo de ensino.

No 3º escalão, referente ao ensino secundário, foi distinguido o trabalho “Arrábida Storming”, elaborado por 19 alunos – Amanda Barbosa, Ana Silva, Andreia Pereirinha, Beatriz Miranda, Cátia Pereira, Florinda Bobone, Jéssica Dias, Liliana Silva, Mara Joaquim, Maria Miguel Oliveira, Mariana Rocha, Marta Reis, Samuel Finholdt, Sofia Domingos, Tiago Pedro, Emerson Pereira, Inês Castro, Jénifer Madeira e Célio Mateus – do 10º ano, turma B1, da Escola Secundária da Moita.

O júri, composto por dois artistas plásticos, um representante do ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e um representante da Candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, selecionou, entre os trabalhos distinguidos nos três escalões do projeto (1º escalão – 2º ciclo de ensino, 2º escalão – 3º ciclo de ensino e 3º escalão – ensino secundário), o trabalho “Por Um Mundo Melhor”, do aluno Leonel Baldé, para ser reproduzido em tela, nas dimensões do quadro “Guernica”, de Pablo Picasso.

Nesta edição do Projeto Kid’s Guernica, promovido pela AMRS, participaram 4 500 alunos de 39 escolas da Região de Setúbal, tendo sido admitidos 895 trabalhos nos três escalões.

De referir que este projeto, centrado no tema “Arrábida Biosfera”, teve por objetivo uma reflexão sobre a Educação Ambiental, com referência à salvaguarda e conservação da diversidade biológica, promovendo a biosfera e o aproveitamento dos recursos naturais do planeta para a preservação de uma herança ambiental, assente na valorização do património natural e cultural existente. Uma reflexão que se pretendia interligada à obra “Guernica”, de Pablo Picasso, uma das bases fundamentais do projeto.

 

Kid's Guernica selecionado para Prémio Internacional UNESCO - Japão Educação para o Desenvolvimento Sustentável

 

A Comissão Nacional da Unesco Portugal selecionou o Projeto Kid’s Guernica, como um dos três melhores projetos nacionais, candidatos ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nesta edição de 2018.

As candidaturas apresentadas pelos Estado-membros e por organizações não-governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO, centram-se em projetos ou programas específicos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Financiado pelo Governo do Japão, este prémio, reconhece, anualmente, três projetos ou programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), no valor 50 000 dólares cada um.

A AMRS considerou, estarem reunidas as condições e os critérios, para se candidatar à edição deste Prémio Internacional, com o objetivo, de partilhar um exemplo de boas práticas no domínio da Educação, e neste caso concreto na área do desenvolvimento sustentável. Este projeto assinala fundamentalmente uma posição da AMRS, que aspira, a construção de uma Região atenta aos valores da Paz, da Liberdade, da Igualdade, e Solidariedade.
O Kid’s Guernica é um projeto educativo levado a cabo pela AMRS e seus municípios associados, desde 2005, que pretende difundir os valores da Liberdade, Igualdade e Paz. Tem envolvido, ao longo das edições já decorridas, milhares de crianças e jovens.

Este projeto artístico internacional, foi iniciado pelo professor Toshifumi Abe em parceria com Tadashi Yasuda, da associação de arte e cultura, a “Art Japan Network” com o objetivo de comemorar o 50º aniversário do bombardeio a Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Arrábida Biosfera, a escolha do tema para a 6ª edição do projeto “Kids Guernica”, assenta na vontade de alimentar uma reflexão sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território. O tema, pretende ainda, promover e reforçar as questões da Paz e da Não-violência, através de uma reflexão sobre nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, essenciais para garantir a sobrevivência das espécies no planeta.

A adesão das escolas nesta edição foi notória, tendo-se inscrito cerca de 4500 alunos do 2º ciclo ao ensino secundário, apresentando um total de 895 trabalhos que foram presentes ao júri no passado dia 4 de maio. O trabalho “Por um Mundo Melhor” elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9º C da Escola D. João I, Moita, foi distinguido pelo júri, dando-se seguimento à 4ª fase deste processo, a sua pintura, em tela, nas dimensões do quadro "Guernica" (7800mmX3500mm), de Pablo Picasso.

Resta agora aguardar pelo resultado do júri internacional, que se prevê acontecer em Setembro próximo.
A nomeação do Kid’s Guernica, confere um claro reconhecimento ao trabalho e empenho desenvolvidos pelas escolas, professores e alunos que prontamente se disponibilizam para trabalhar neste projeto regional educativo promovido pela AMRS e seus municípios associados.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados