Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Atividades



A Câmara Municipal tem-se empenhado na promoção e desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental, bem como no apoio a ações e projetos promovidos por organizações diversas, incluindo associações de defesa do ambiente.

 

Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas

Desde 1999 que o Município dinamiza o projeto “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas” junto das escolas básicas e jardins-de-infância do concelho. Este projeto desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo e inclui um conjunto de visitas formativas, bem como apoio material e logístico às hortas escolares, geralmente complementado por uma ação de formação destinada aos docentes envolvidos.

 

Sessões Temáticas de Educação Ambiental

Dinamizadas de janeiro a junho nas instalações do Centro de Educação e Sensibilização Ambiental, estas sessões destinam-se a turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a meios audiovisuais e atividades práticas. O objetivo consiste em sensibilizar o público escolar para temas ambientais, quer numa dimensão global quer na sua incidência local, procurando contribuir para alterar atitudes e comportamentos. As deslocações das turmas são feitas em autocarro municipal e os temas apresentados nas sessões são variados: Água - Fonte de vida, recurso a proteger; A Árvore e a Floresta; Resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar; Energia e alterações climáticas; Biodiversidade: proteger a natureza perto de nós e em todo o planeta.

 

Projecto Eco-Escolas

A Câmara Municipal apoia o projeto Eco-Escolas, uma iniciativa europeia promovida em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que visa envolver as escolas num trabalho anual em prol do ambiente, sobretudo no espaço escolar. Abordando de forma integrada temas como a água, a energia, os resíduos, entre outros, pretende-se que os alunos e restante comunidade escolar vão aprendendo e implementando boas práticas no espaço escolar e no seu dia-a-dia, criando e assumindo também um Eco-Código, ou declaração de compromisso. No final de cada ano letivo, as escolas candidatam-se ao Galardão Eco-Escolas atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, podendo ser distinguidas mediante o trabalho que tenham realizado. O Município dá apoio no processo de inscrição, integra o Conselho Eco-Escola, presta orientações técnicas e, sempre que possível, fornece algum apoio logístico e material.

 

Dia Mundial do Ambiente

O Município procura assinalar em cada ano o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de Junho, com atividades focando temas diversos, frequentemente em parceria com as juntas de freguesia, com o objetivo de promover a consciencialização e a mudança de comportamentos da população em relação a áreas-chave do meio ambiente, nomeadamente o bom uso da água e energia, a redução e separação dos resíduos, o conhecimento e preservação da biodiversidade, das árvores do espaço urbano e dos valores ecológicos da zona ribeirinha do Concelho.

 
Coastwatch

O Município tem apoiado a participação das Escolas do 2º e 3º ciclos no Coastwatch, projeto de âmbito internacional promovido em Portugal pela associação ambientalista GEOTA, que consiste na dinamização de percursos pedestres de monitorização ambiental das zonas costeiras e estuarinas. Os técnicos do Serviço de Ambiente acompanham e orientam os alunos nesta atividade, bem como noutros percursos pedestres sobre ecologia da zona ribeirinha.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados