Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos de Promoção do Livro e da Leitura




Encontros com Escritores e Apresentação / Lançamento de Livros

Esta é uma atividade fundamental para a promoção da leitura nas Bibliotecas e para a motivação para a leitura. Conhecer o autor e a obra antes da leitura motiva para a procura e descoberta do livro; conhecer o autor e a obra depois da leitura cria cumplicidades entre este, o texto e todo o universo literário, criando a necessidade de outras leituras, estando assim trilhado o caminho para o cumprimento da verdadeira missão de uma biblioteca pública: satisfazer e criar necessidades de leitura.

 

Aniversários das Bibliotecas

Os Aniversários das bibliotecas são momentos de grande atividade ligados ao livro e à leitura envolvendo a comunidade local, as instituições do concelho, os leitores e outros parceiros, as escolas, os autores locais, numa partilha de saberes e conhecimentos entre as bibliotecas e o público.
O programa é diversificado, com atividades destinadas a todos os públicos que constituem os nossos potenciais leitores, a todas as faixas etárias e a todos os gostos, desde encontros com escritores e apresentações de livros a demostrações musicais, leituras a várias vozes, passando pelo teatro e pelas exposições documentais, pois a biblioteca é um lugar para todos e as suas dinâmicas passam pela participação daqueles que serão os principais interessados: os seus leitores.

 

Leituras às Quintas

É uma Comunidade de leitores que se reúne para partilhar leituras e ideias em torno de um tema, livro e/ou autores com o objetivo de promover hábitos de leitura, ampliar o repertório de autores conhecidos, promover o espirito crítico e a reflexão, contribuir para a participação ativa dos interessados nos projetos e divulgar as bibliotecas municipais e os seus recursos.
Este é um projeto que se realiza às quintas-feiras à noite, rotativamente nas quatro bibliotecas e destina-se ao público em geral.

 

Liga dos Livros

Destinatários da liga das bibliotecas: todas as crianças que se inscrevem e frequentam a biblioteca.
Destinatários da liga das escolas: alunos do 2 ano ao 4 ano do 1º ciclo do Ensino Básico.
Conjunto de ações pedagógicas que promovem a leitura orientada, como jogos de escrita criativa, ocorrendo encontros no espaço biblioteca e no espaço escola.
Os livros lidos pelos participantes, sejam eles da liga da biblioteca ou da liga da escola, são apontados no passaporte de cada criança.
Periodicidade da liga das escolas: semanal (sábados)
Periodicidade da liga das bibliotecas: mensal (ano letivo)

 

Livros Viajantes

Destinatários: Creches e Infantários Públicos e Privados
O objetivo do projeto é formar leitores, fomentar o gosto pela leitura e criar estreitos laços entre a biblioteca e as instituições do Município. A biblioteca assume assim, a sua essência na promoção do livro e da leitura.
A metodologia utilizada consiste na disponibilização de livros das bibliotecas para as instituições, em dois sacos em pano-cru com estampas de cores distintas: para a creche a estampa é de cor vermelha e para o pré-escolar a cor da estampa é o azul. A escolha do tema subjacente à seleção dos livros é feita pela instituição, assim como a frequência: semanal ou quinzenal.

 

Exposições

As Bibliotecas Municipais acolhem várias exposições ao longo do ano inseridas na programação levada a cabo pela Câmara Municipal da Moita.
Esta programação tem como objetivo desafiar os leitores e a comunidade em geral para a frequência destes equipamentos, que, para além de disponibilizarem informação sobre todas as áreas do conhecimento, permitem o acesso a novas formas de expressão.
As bibliotecas enquanto espaços privilegiados em que se podem encontrar o livro e os outros suportes de acesso à informação e à cultura, também privilegiam a possibilidade do acesso às obras dos autores, que desta forma têm a oportunidade de as mostrar e de as divulgar.

 

Conferências

Muitas das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Municipais resultam do seu envolvimento com a comunidade em que se encontram inseridas e são o reflexo das dinâmicas que existem no concelho e que necessitam de ser apoiadas pelo município.

A Biblioteca também é um local de encontro e além de permitir aos seus leitores e utilizadores o contacto com a literatura mas também com outras áreas do conhecimento deve desempenhar também uma função social.
A realização de conferências permite a um conjunto vasto de utilizadores acederem à informação, provocam a discussão e a troca de ideias sobre várias temáticas e facilitam a democratização e o desenvolvimento pleno da cidadania.

 

Edições e Publicações

As Bibliotecas Municipais possuem uma prática de edições e publicações com o objetivo de motivar para a leitura e para a escrita os seus utilizadores mais novos, tais como: “Os Pequenos Poetas I e II”, projeto de poesia para o 1º e 2º ciclo; “Avós: histórias a várias mãos”, inserido nas Comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações; “O mar e outras histórias” lançado pela escritora Luísa Ducla Soares; “Publicação na Revista Vértice das Conferências no âmbito do Projeto Oficina Saramago Barreiro Moita”;
Para o ano letivo de 2014/ 2015 foi lançado às escolas o projeto “Histórias de Liberdade nas Bibliotecas do Concelho da Moita”, iniciado pela escritora Luísa Ducla Soares e Fernando Miguel Bernardes, resistente antifascista e também escritor, desafiando professores e alunos para a produção de textos, pois as ideias dos autores são contributos fundamentais apresentados de forma inteligente e transversal para chegar à leitura e à escrita.

 

Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)

O SABE é um projeto do Serviço de Bibliotecas e Documentação, da Divisão de Cultura e Desporto, cujos objetivos são: apoiar a criação, organização e desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares no Município da Moita; criar e dar continuidade à organização e gestão de estratégias de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas Escolares; desenvolver nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal e as entidades formadoras, atividades de formação e autoformação nos domínios das ciências documentais, animação, dinamização e promoção da leitura e das literacias; promover a troca de experiências e partilha de conhecimentos entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão, animação, dinamização e promoção das literacias das bibliotecas escolares.
O SABE integra um Grupo de Trabalho com as Bibliotecas Escolares do Concelho da Moita, criado em 2008, que reúne frequentemente, para definir políticas de intervenção junto dos potenciais leitores das bibliotecas escolares da Moita, desenvolvendo atividades conjuntas;
Ao longo do ano letivo são desenvolvidas pela Biblioteca Municipal várias ações para as escolas, que integram duas áreas distintas, mas que se complementam e no seu todo reúnem as tarefas desempenhadas pela equipa - Tratamento Documental e Escolas a Ler.

  • Tratamento Documental

O tratamento documental dos fundos bibliográficos das Bibliotecas Escolares do 1º ciclo é da responsabilidade da Biblioteca Municipal, foi definido entre a Câmara Municipal e o Ministério da Educação através de um Acordo de Cooperação assinado em 2006, em que a Câmara Municipal se compromete a prestar apoio técnico às escolas através da Biblioteca Municipal. Este apoio é operacionalizado pela articulação entre o SABE e as escolas em que os livros são recolhidos, tratados (classificação, indexação, catalogação, etiquetagem e disponibilização no catálogo online) e feita às escolas a sua devolução. Essa recolha muitas vezes obedece a uma seleção através de triagem e expurgo, tendo em conta a atualidade dos conteúdos dos documentos e o seu estado de conservação. Na gestão da coleção os documentos a adquirir obedecem a critérios de atualização do fundo documental e de adequação ao currículo.
Relativamente aos restantes ciclos de ensino, é disponibilizado apoio técnico na seleção e organização da coleção e das várias zonas funcionais da biblioteca escolar.

  • Escolas a Ler

Dinamizar as bibliotecas escolares também faz parte desse Acordo, sendo criado para esse efeito o projeto Escolas a Ler, de promoção do livro e da leitura em que acontecem nas Bibliotecas Escolares encontros com escritores e ilustradores, exposições, contadores de histórias, ateliês de escrita, ações de formação para alunos e também para professores, espetáculos, com objetivos muito concretos: seduzir para a leitura, pôr os alunos das escolas a ler e criar necessidades e hábitos de leitura ao longo da vida, que constituem a missão das bibliotecas e que têm a ver com os princípios para os quais estas foram criadas.
Através deste projeto desenvolveu-se uma rede de partilhas entre a biblioteca municipal e as escolas utilizando os mesmos recursos e equipamentos.
Este é um verdadeiro projeto de promoção da leitura, os livros são lidos quando há o encontro com o seu autor. Criaram-se dinâmicas nas escolas que surgiram dos vários elementos do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares: os professores bibliotecários, a biblioteca municipal e os professores dos agrupamentos, dos vários departamentos, dando origem a um trabalho de equipa que resulta efetivamente na prática da leitura.

  • Voluntários de Leitura

É um projeto de cidadania ativa, promovido pele Universidade Nova, em parceria com a AVL Associação para o Voluntariado de Leitura e coordenado pela escritora Isabel Alçada. Destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. Algumas Escolas do Concelho com o apoio da Câmara Municipal aderiram ao projeto e estão a receber a visita regular de voluntários que se disponibilizam para ler junto dos alunos, promovendo e fomentando o gosto pelos livros e o prazer de ler e, simultaneamente, contribuir para uma melhor prática da leitura.

 

 

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados