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Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes



Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII)

 

O que são os Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII)?

Os Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) constituem espaços de informação descentralizada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, que visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes radicadas nas várias regiões do país.
Presentes em todo o território continental e ilhas, os CLAII funcionam como postos de informação avançada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, consistindo numa estrutura extremamente ágil e leve, cujo objectivo principal é informar e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.
Inicialmente, de carácter, sobretudo, informativo, os CLAII, na actualidade (CLAI de 2ª. Geração) colocam a sua tónica na "Integração de Proximidade" dos imigrantes, patente num papel mais pró-activo, de maior intervenção local com instituições e o próprio ACIME, bem como na aposta mais sistemática na formação dos técnicos que fazem o atendimento e no apoio à organização de actividades em prol da integração dos imigrantes.


A quem se destinam?

Os CLAII existem para servir a população imigrante da zona onde se encontram instalados, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar as respostas aos vários problemas que se lhes possam colocar.
Porque este desafio não se coloca exclusivamente em Lisboa, embora seja aqui que se concentra a maior comunidade de imigrantes, o ACIME tem incentivado a criação de CLAII’s fora das zonas de Lisboa e Porto, onde o acesso a este tipo de informação é muitas vezes mais difícil.

 

Como funcionam e que fontes de informação estarão disponíveis?

Os CLAII funcionam em pequenos Gabinetes animados por mediadores da instituição anfitriã, equipados com postos multimédia e acesso à internet - www.acidi.gov.pt, possuindo, ainda, um telefone directo à linha SOS Imigrante para quaisquer esclarecimentos, bem como materiais informativos em diversas línguas.
Posto Multimedia: Estará disponível para utilização dos utentes, através do mediador, um computador com acesso à Internet – nomeadamente ao www.acidi.gov.pt –, para que eventuais dúvidas possam ser esclarecidas através da consulta ou pesquisa de informação. Está igualmente disponível uma impressora para os casos em que seja necessário imprimir formulários ou listas de requisitos para resolver determinado problema.
Telefone SOS Imigrante: É disponibilizado um telefone com acesso directo e exclusivo à linha SOS Imigrante. Esta linha, que conta com um atendimento multilíngue, tem como principal objectivo esclarecer dúvidas ou questões mais complexas que se coloquem ao imigrante.
Folhetos de Informação: São disponibilizados um conjunto de folhetos temáticos em três línguas – português, inglês e russo -, com o objectivo de resumir os pontos chave dos temas com maior relevância para o imigrante: lei da imigração, guia de saúde para o imigrante, reagrupamento familiar, programa de retorno voluntário, ensino, etc..

 

Quem são os parceiros locais dos CLAII?

Os CLAII são resultado de parcerias com várias instituições, organismos e
serviços, orientados para o serviço aos imigrante, entre os quais:
- Autarquias
- Associações de Imigrantes
- Organizações não Governamentais
- Paróquias
- Outras organizações sem fins lucrativos.

Cada um destes organismos e instituições estará ligado ao Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, através de um Protocolo onde estarão estipulados objecto do acordo, regras de atendimento, horário de funcionamento, etc., nomeadamente a garantia de atendimento e aconselhamento aos imigrantes, de acordo com os procedimentos definidos pelo ACIME, num horário mínimo de 5 horas diárias, de 2ª a 6ª feira . É ainda necessária a subscrição da Carta de Ética do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes.
Os animadores dos CLAI, indicados por cada instituição, participaram previamente numa acção de formação, dinamizada pelo ACIME, nas temáticas da Imigração.

(fonte: http://www.acidi.gov.pt/)

 

Contactos:

Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes da Moita - Vale da Amoreira

Centro Comunitário Multiserviços

Av. José Almada Negreiros

2835 Vale da Amoreira

T. 212 041 697 (Vale da Amoreira); 210 891 000 (Moita; 210 816 970 (Baixa da Banheira)
F. 212039184
e-mail: claiimoitavaledaamoreira@gmail.com

Horário de Funcionamento:
Segundas, Terças e Sextas-feiras das 9:30h às 12:00h e das 14:30h às 16:30h
Quartas e Quintas-feiras - Atendimento descentralizado - Mediante marcação prévia

 

Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes da Moita - Fonte da Prata
Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus

R. Eça de Queirós, Bloco H, n.º 10 – r/c

Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros

Tlf: 212 800 865
Tlm: 965 242 249
e-mail: claii.fonte.prata@gmail.com
Horário de funcionamento:
2ª e 3ª Feira - 14:00 às 20:00h
4ª Feira - 10:00h às 18:00h
5ª Feira - 10:00h às 15:00h

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