Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Capela do Rosário



Largo das Forças Armadas, Rosário

A capela do Rosário, dedicada a S. João Evangelista, foi mandada construir em 1532 por Cosmo Bernardes de Macedo, proprietário da Quinta de Martim Afonso, fidalgo da Casa Real.

Em 1966, o imóvel sofreu obras de recuperação, promovidas por uma empresa local, que alteraram profundamente a espacialidade interior do monumento, tendo sido demolidos o coro e o púlpito.

A capela de planta simples, orientada para Nascente, apresenta na fachada principal elementos da primitiva fábrica, com o óculo e um interessante portal gótico de arco trilobado, enriquecido com elementos ornamentais característicos da arte manuelina. Nas paredes laterais do altar – mor, são de realçar dois painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII, nos quais figuram cenas da Senhora com o Menino ao colo.

O Instituto do Património Arquitetónico classificou a Capela de Nossa Senhora do Rosário como imóvel de interesse público.
A Ermida de Nossa Senhora do Rosário foi classificada como Monumento de Interesse Público através da Portaria n.º 740-CA/2012, de 24 de dezembro de 2012.

Fonte: Retrato em Movimento do Concelho da Moita, Câmara Municipal da Moita, 2004

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados