Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Igreja da Misericórdia



 mg 3288 1 750 2500

A Igreja da Misericórdia, de origem quinhentista, foi erguida no local de uma antiga ermida dedicada ao Espírito Santo e que aparece referida sucessivamente, nas Visitações de 1534, 1553 e 1565, como agregada a um hospital de assistência e caridade, de invocação ao mesmo orago.

Situada na praça da vila, supõe-se que a Igreja da Misericórdia tenha sido construída em 1587, a deduzir pela leitura da inscrição sobre o portal: «Joam Amriques Pimentel deu este portal desmola a esta caza sendo Provedor dela o ano que se comesou de fazer na era de 1587».

Na fachada principal tem significado o portal de linhas clássicas, formado por duas pilastras toscanas, sobre as quais repousa o lintel epigráfico, encimado por um frontão triangular, com uma cruz. No lado esquerdo da frontaria, destaca-se ainda a torre sineira.

No interior, o corpo da igreja apresenta uma nave única, cujas paredes estão revestidas com extraordinários painéis azulejares, de uma grande riqueza cenográfica, pintados em azul e branco, do século XVIII. O altar-mor de talha dourada evidencia características maneiristas tardias (fim do século XVII) e situa-se sobre uma plataforma, num nível superior ao da nave. Outros elementos de interesse são o púlpito de pedra, datado do ano 1601, inserido na parede do lado do Evangelho e uma pia de água benta que terá pertencido à ermida do Espírito Santo e que patenteia decoração Manuelina, localizada na parede à entrada da igreja, do lado da Epístola.

Valor Concelhio, Decreto Nº.2/96, DR 56 de 6 Março 1996.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados