Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Prémio de Poesia Joaquim Pessoa



imagem

 

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa surge de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Editora Edições Esgotadas, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta, e destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa (inédita). A apresentação pública do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa realizou-se a 17 de dezembro de 2015, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

José Pedro Alves Moreira foi o vencedor do 1º Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, com a obra "A Memória e a Matéria", e sob o pseudónimo Sousa Alves. O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa à obra "Gramática do Assombro", a Nuno Garcia Lopes (pseudónimo: Miguel de Évora Brandão). O valor do prémio é de 5 000 euros. A obra vencedora será também publicada pela Editora Edições Esgotadas.

A cerimónia de entrega do Prémio Joaquim Pessoa está marcada para o dia 23 de outubro, pelas 16:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira e irá contar com a participação, entre outros convidados, de Teresa Adão, representante da Editora Edições Esgotadas, Anabela Rita, presidente do júri e representante da Sociedade Portuguesa de Autores, do poeta Joaquim Pessoa e do presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia.

Joaquim Pessoa é poeta, artista plástico e publicitário, figura associada aos concelhos da Moita e do Barreiro, reconhecida a nível nacional.

 

Regulamento do Concurso.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados