Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Plano Municipal para a Integração de Migrantes 'Um só Mundo'



 

Logo_PMIM_final_COR

 

O Município da Moita viu aprovada a candidatura apresentada para a construção e implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes ‘Um só Mundo’. Este projeto, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM) como entidade delegada, tem como objetivo definir estratégias conjuntas, promotoras da integração da comunidade migrante que reside no concelho, valorizando o seu potencial para o desenvolvimento local.

A construção deste Plano e a implementação das suas medidas, que serão resultado de uma concertação, terá a duração de 36 meses, contando com a participação de entidades parceiras cuja colaboração se assume como fundamental, nomeadamente o Centro Social O Bom Samaritano, a MIORITA – Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos, a Fundação Santa Rafaela Maria e a Associação de Solidariedade Cabo-verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo. Para além destes, outros parceiros pertencentes ao Conselho Local de Ação Social da Moita e com atuação no território estão a colaborar neste processo, contribuindo de forma vital para a construção de um diagnóstico que se pretende reflexivo da realidade da comunidade migrante que reside no concelho. De modo a proceder a uma caraterização fidedigna e real sobre as condições de vida das pessoas migrantes no concelho da Moita, o diagnóstico irá focar diversas áreas, designadamente, a Saúde, Educação e Língua, Acolhimento e Integração, Formação e Capacitação, Cultura, Religião, Mercado de Trabalho e Empreendedorismo, Relações Internacionais, Racismo e Discriminação, Cidadania e Participação Cívica, Solidariedade e Respostas Sociais, Urbanismo e Habitação e outras que se considerem pertinentes.

Para a conceção deste Plano Municipal, assume-se como imperativo e essencial acolher os contributos dos munícipes. Deste modo, é objetivo ouvir a comunidade migrante assim como a sociedade de acolhimento, de modo a compreender quais são as reais necessidades da comunidade migrante, assim como aceitar sugestões de medidas que possam ser implementadas, que contribuam para a integração dos migrantes que residem no concelho.

São estas as questões que convidamos cada munícipe a responder, bastando para tal submeter o formulário com as suas sugestões.

Todos os contributos são valiosos de modo a construir um Plano que reflita como todos fazemos parte de ‘Um só Mundo’.

  • Os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados