Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mãos à Horta



 

Em 2002 a Câmara Municipal da Moita deu início ao projecto “Mãos à Horta”, iniciativa que consiste num pequeno curso de tempos livres, destinado a um novo público-alvo: os munícipes que disponham de terreno no Concelho, com disponibilidade de água e algumas alfaias. Tem-se registado grande interesse e adesão, com participantes de várias faixas etárias e provindo das mais diversas ocupações. Pela sua abordagem inovadora, esta actividade mereceu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional do Ambiente, atribuído pela Confederação das Associações de Defesa do Ambiente.

O curso tem uma componente teórica em sala e uma vertente prática numa horta experimental, funcionando com cerca de 20 formandos. Das técnicas de agricultura biológica abordadas, destacam-se a compostagem de resíduos orgânicos; a rotação; as consociações, a cobertura do solo, a aplicação de adubos verdes e a limitação natural e luta biológica.

A criação de hortas biológicas em quintais sobretudo nas zonas peri-urbanas, pode constituir-se como uma contribuição para a sustentabilidade local, pela não utilização de químicos e pesticidas, pelo processo de compostagem, que permite a absorção local de parte substancial de resíduos orgânicos domésticos e pela criação de suas sebes vivas que promovem a diversidade biológica. O domínio das práticas básicas do cultivo de vegetais permite ainda uma ligação fundamental das pessoas à terra, bem como conhecimentos de sobrevivência. Além disso a horticultura é também um modo interessante e útil de aproveitamento de tempos livres. Através do “Mãos à Horta” transmitem-se ainda, e tal como no projecto junto das escolas, conceitos importantes de desenvolvimento sustentável e princípios de vida saudável e ecológica.

O curso tem normalmente início em Abril de cada ano. Pode inscrever-se obtendo um folheto com a respectiva ficha de inscrição em qualquer balcão de atendimento da Câmara Municipal, Delegações Municipais ou Juntas de Freguesia.

Mãos à Horta 2017

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados