Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos nas escolas



Parcerias Câmara Municipal da Moita

1. “Para crianças que ainda não chegam aos puxadores da porta” - Oficinas de expressão dramática

Teatro Extremo (www.teatroextremo.com)

“O teatro além de ser um precioso instrumento de expressão, pode e deve servir de instrumento de conhecimento à criança, para interrogar o meio envolvente, questionar o passado, formular hipóteses”.

As oficinas de expressão dramática, dinamizadas pelo serviço educativo do Teatro Extremo, têm como finalidade desenvolver a espontaneidade e a criatividade dramática, promovendo a expressão individual no seio do grupo e a comunicação com os outros. Ao longo destas oficinas as crianças têm a oportunidade de experimentar jogos e exercícios de expressão dramática, sob a orientação de uma atriz com larga experiência em teatro para a infância.

Salas de jardim-de-infância da rede pública do ensino pré-escolar.

Desde 2010 já participaram no projeto cerca de 890 crianças e 39 educadoras.

Público-alvo: Salas de jardins-de-infância da rede pública de ensino pré-escolar.

Dados úteis: Para mais informações contactar o Serviço Educativo, pelo telefone 210 888 900

2 . Tocá Rufar

Associação Tocá Rufar
www.tocarufar.com

O Tocá Rufar, cujas apresentações são conhecidas de um vasto público no nosso país mas também em vários países da Europa, Japão, Brasil ou China, tem provado no concelho da Moita o seu inegável valor educativo, contribuindo para o desenvolvimento do potencial artístico de centenas de crianças e jovens envolvidos no projeto. Tendo por base a dinamização de oficinas de percussão e a Orquestra Tocá Rufar, o projeto tem como principal objetivo estimular o gosto pela música, introduzindo a linguagem da percussão tradicional portuguesa aplicada às necessidades e exigências da educação do presente.

As oficinas de percussão decorrem em várias escolas de 1º ciclo do concelho, num total de dez oficinas anuais, abrangendo até 20 turmas. Existem ainda ensaios semanais para todos os públicos, aos Sábados de manhã, na freguesia do Vale da Amoreira.

Desde a implementação do Tocá Rufar na Moita, já participaram no projeto mais de mil crianças e jovens.

3 . Projeto Europeu Comenius Regio: “Descobrir e construir o património local e europeu através da criação audiovisual – Um modelo de cooperação para a cultura, o conhecimento e a coesão social, entre a escola e município”

O projeto Comenius Regio envolveu durante dois anos letivos (2012/2013 e 2013/2014) mais de 600 alunos e cerca de 40 professores em Portugal e Espanha (Bordils). Tendo como objetivo principal proporcionar, através da imagem e do som, um contacto privilegiado com as comunidades e as pessoas que as habitam, pretendeu-se ainda contribuir para a construção de diferentes perspetivas sobre o mundo e o meio em redor.

Parceiros: Agrupamento de Escolas José Afonso, Associação “Os Filhos de Lumière”, Câmara Municipal da Moita, Escola de Bordils, Associação “A Bao a Qu” e Ajuntamento de Bordils (Catalunha/Espanha).

 

Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, Coreto de Alhos Vedros (junho de 2014)

http://vimeo.com/100489346

http://vimeo.com/100489345

www.bordilsmoita.org

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados