Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis



Consciente da necessidade de incentivar modos de deslocação mais económicos e sustentáveis, alternativos ao uso do automóvel e complementares ao transporte coletivo, a Câmara Municipal da Moita elaborou um programa estratégico orientado para a promoção de um uso mais intensivo da bicicleta em articulação com as deslocações pedonais, que designou por Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis (PMPPC).

Nos dias de hoje, onde se fazem sentir cada vez mais constrangimentos financeiros à mobilidade dentro e fora do concelho da Moita, cujo território se caracteriza por alguma dispersão urbana, pelo uso massivo do automóvel e por uma limitada oferta de transportes coletivos, é o momento de repensar o atual sistema de deslocações e fomentar alternativas válidas de transporte mais económicas, menos poluentes e que possam ajudar a um aumento da qualidade de vida da população considerando que a mobilidade é condição essencial para garantir esse objetivo.

Dadas as características naturais do concelho da Moita, pelos seus valores paisagísticos e por apresentar uma topografia maioritariamente plana, estão reunidas as condições ótimas para promover as deslocações a pé ou de bicicleta, quer seja numa vertente de recreio e lazer, quer seja numa vertente mais vocacionada para as deslocações quotidianas casa-trabalho ou casa-escola, ainda que em complemento do transporte coletivo e em especial do comboio. Atualmente, tem-se mesmo verificado um crescimento do número de pessoas que se deslocam nestes modos a par com uma forte adesão que se faz sentir nas ciclovias já existentes, onde a ligação Moita-Gaio-Rosário é um bom exemplo.

O Programa Municipal de Percursos Pedonais e Cicláveis vem assim dar expressão a uma vontade do município da Moita em incrementar o uso destes modos de transporte, servindo para orientar todas as suas ações, presentes e futuras, que possam incidir sobre as infraestruturas urbanas, nomeadamente ao propor a criação de condições de segurança e de conforto, de medidas de acalmia de tráfego e ao incentivar que as deslocações a pé e de bicicleta se possam compatibilizar entre si nos mesmos espaços canais, para que o uso da bicicleta se possa tornar mais atrativo em face à insegurança que ainda se faz sentir nas vias partilhadas com o automóvel.

Este programa define e caracteriza uma rede concelhia interurbana de vias pedonais e cicláveis, integrando elementos complementares como passagens desniveladas e parqueamentos de bicicletas, mas também visa em simultâneo ações de incentivo, facilitação, discussão e pedagogia em torno desta temática, podendo ser consultados os seus principais elementos constituintes aqui:

Programa Estratégico

 

Percursos


(ficheiro kml - Google Earth - Para aceder é necessário ter instalado o Google Earth. Poderá fazer o download gratuito aqui).

Todos os contributos para a implementação deste programa são importantes. Para pedidos de informação e/ou esclarecimentos, e envio de sugestões contacte-nos através do e-mail: mobilidade@mail.cm-moita.pt 

 

Cicloabrigo Metropolitano

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados