Luís Represas funda a banda Trovante em 1976, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, grupo referência da música popular portuguesa do pós-25 de Abril.
Em 1992, Luís Represas inicia a sua carreira a solo. Nasce o álbum “Represas”, totalmente gravado em Português e Castelhano. Em 1995 inicia a composição do seu segundo disco Cumplicidades, gravado em Lisboa, que conta com a colaboração do prestigiado pianista de Jazz português, Bernardo Sassetti. Em 1998 Luís Represas edita o seu quarto trabalho, “A Hora do Lobo”. Em 2000, na sequência da luta pela causa timorense, Luís Represas é convidado pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a deslocar-se a Timor, em visita oficial, levando na bagagem o tema que se tornou num hino à independência e paz do território, “Timor”. Em 2005 é condecorado com a Ordem de Mérito pela Presidência da República. Em 2018 edita o seu oitavo disco de Originais “Boa Hora” com várias participações, destacando-se a de Carlos do Carmo, Ivan Lins, Jorge Palma, Paulo Gonzo. Em 2019 recebe o Prémio Pedro Osório atribuído pela SPA autores de melhor disco do ano de 2018.
Ao longo da sua carreira tem sido assídua a sua colaboração com inúmeros músicos dos PALOPS e do Brasil, tanto em território nacional como deslocando-se aos seus países de origem, sendo esta vertente uma das fundamentais de intercâmbio cultural. O seu percurso musical começa em 1976 até aos dias de hoje. Não haverá melhor razão que esta para comemorar abril!
Ficha artística: Luís Represas: Voz e guitarra | Carlos Garcia: piano e teclados | Cícero Lee: baixo | Alexandre Alves: bateria | Sebastién Scheriff: Percussão | Tiago Oliveira: Guitarra | Daniel Salomé: Saxofone
Destinatários: Público em geral | M/ 6 anos
Duração: 75 minutos
Fotografia de Rodrigo Simas
Inserida na programação das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, consulte o programa completo aqui.
22:30H
Gratuito
Eventos relacionados
-
Arruada Assinalando a Tentativa de Golpe de Estado do dia 16 de março de 1974
Arruada Assinalando a Tentativa de Golpe de Estado do dia 16 de ...
16 Mar 2024 -
Sessão "Direitos das Mulheres, Antes de depois do 25 de Abril"
Sessão "Direitos das Mulheres, Antes de depois do 25 de Abril"
06 Mar 2024Local:Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira -
Música Tito Paris
Música Tito Paris
10 Fev 2024Local:Fórum Cultural José Manuel Figueiredo - Baixa da Banheira