Dia do Município: Homenagem com atribuição de medalhas municipais

Dia do municipio 1 1024 2500
2015/09/16

 

O Dia do Município, feriado municipal, que se assinalou, este ano, no dia 15 de setembro, ficou marcado pela realização de mais uma Cerimónia Pública de Atribuição de Medalhas Municipais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita. Este é um momento de reconhecimento público a personalidades e instituições que, ao longo da sua história e atividade, contribuíram para o engrandecimento deste município.

Foi pela mão dos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal que o Clube Recreativo do Penteado que, este ano, comemora 50 anos de existência, e Carlos Picado, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, foram distinguidos com a Medalha de Honra do Município.

A Medalha de Mérito Artístico e Cultural foi atribuída ao Clube de Futebol “Os Barulhentos”, que completa 25 anos de atividade, e o Café Fragata, na Moita, foi homenageado com a Medalha de Mérito Económico e Social.

A animação musical esteve a cargo de André Morgado (guitarra clássica). 

Consulte aqui intervenção do Presidente da Câmara Municipal na Cerimónia de Atribuição das Medalhas Municipais.

 

Medalha de Honra do Município – Clube Recreativo do Penteado

Com génese no Sport Clube do Penteado, o Clube Recreativo do Penteado (nome adotado aquando da legalização estatutária) foi fundado a 25 de abril de 1965, tendo por base a prática do futebol.
Da primeira sede que começou a funcionar na taberna do senhor Manuel Curado, passaram, em 1990, para a sede onde hoje se encontram, num espaço que lhes permitiu aprofundar e alargar o leque de atividades. O Clube Recreativo do Penteado promove, atualmente, as modalidades de futebol, karaté, cicloturismo, atletismo, zumba, kizomba, dispõe de uma biblioteca, um Ateliê de Artes Decorativas e de um espaço para explicações para os filhos dos associados e, em breve, haverá “Informática para Seniores”.
O Clube Recreativo do Penteado completou este ano (2015), 65 anos de existência.

Pelos serviços distintos e altamente meritórios que presta à população na área do associativismo, a Câmara Municipal da Moita atribuiu ao Clube Recreativo do Penteado a Medalha de Honra do Município.

 

Medalha de Honra do Município – Carlos Manuel Morais Picado
Carlos Manuel Morais Picado tem uma vida inteira dedicada aos Bombeiros da Moita. Ingressou nos Bombeiros com 15 anos, como Cadete, percorrendo todos os postos – bombeiro, adjunto de comando e 2ºcomandante – até à nomeação como comandante, em dezembro de 1993, sempre como voluntário.
Aos 65 anos de idade e com 50 anos de Bombeiro Voluntário ao serviço da comunidade, trabalhou sempre em prol do seu desenvolvimento, na formação de bombeiros, na aquisição de equipamentos e viaturas, na concretização do sonho de ver construído um quartel digno para a sua corporação. A ele se deve, em boa parte, a operacionalidade do corpo de bombeiros existente ao longo das últimas décadas.

A Câmara Municipal da Moita atribuiu a Medalha de Honra do Município - a Carlos Picado, pelo seu contributo para a comunidade, sendo, reconhecidamente, um exemplo de dedicação, idoneidade, empenho e integridade no seu percurso voluntário ao serviço dos Bombeiros e da população Moitense.

 

Medalha de Mérito Artístico e Cultural – Clube de Futebol “Os Barulhentos”
Fundado a 17 de junho de 1990, na Vila da Baixa da Banheira, o Clube promove a prática desportiva junto da população juvenil, intervindo sobre as crianças e jovens cujo escalão etário coincide com o período de escolaridade obrigatória, existindo uma estreita ligação com a escola.
Inscrito no Instituto do Desporto de Portugal, Registo Nacional de Clubes e Federações desportivas, como Clube de Praticantes de Futebol, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objeto exclusivo a promoção e organização de atividades físicas e desportivas com finalidades lúdicas, formativas e sociais. Entre as modalidades praticadas, o futebol, o atletismo, o ténis de mesa, o tiro ao alvo, a pesca e variadas atividades culturais.
O Clube completa 25 anos no passado mês de junho.

A Câmara Municipal da Moita atribuiu a Medalha de Mérito Artístico e Cultural ao Clube de Futebol “Os Barulhentos”, pelo seu percurso desportivo e social, contribuindo para a divulgação e desenvolvimento do desporto no concelho da Moita

 

Medalha de Mérito Economico e Social – Café Fragata
O Café Fragata é um dos cartões-de-visita da Moita, desde 1977, e que, além do próprio nome, tem no seu interior toda a alma de um povo ligado ao rio Tejo ao longo de décadas. Com o seu emblemático balcão, que representa a forma e as pinturas do varino municipal O Boa Viagem, o Café Fragata está ligado à história da vila da Moita e das suas gentes e é um local de encontro e reencontro com o passado, o presente e o futuro.

Ao ser atribuída a Medalha de Mérito Económico e Social ao Café Fragata, a Câmara Municipal da Moita prestou, deste modo, a sua homenagem ao Comércio Local e aos proprietários do Café Fragata – Maria Leonor Graça, José e Jorge Graça.

 

Galeria de Imagens

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados