Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Extensão DocLisboa – Festival Internacional de Cinema passa pelo Fórum Cultural – Baixa da Banheira



Doc lisboa sicherheit 1 1024 2500
2016/11/04

Nos dias 4, 12 e 25 de novembro, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai receber uma Extensão do DocLisboa – Festival Internacional de Cinema, este ano, com a Retrospetiva “Terrorismo e Representação”.

O fenómeno do terrorismo foi representado de forma plural na história do cinema, muitas vezes até de forma premonitória. Foi, inclusive, um problema cinematográfico, no sentido em que forçou cineastas a repensarem o seu cinema perante os diferentes acontecimentos. É deste esforço e das estratégias cinematográficas inventadas pelos cineastas que esta retrospetiva falará.

Da Alemanha ao Canadá, passando pelo Bangladesh, os filmes apresentados colocam o problema do terrorismo, antes de mais, como um desafio às comunidades, mas também ao cinema.

Incluem-se, neste conjunto, obras realizadas por membros de diferentes lutas armadas que viram no cinema espaço de reflexão, mas também de elaboração ideológica.

Assim, no dia 4, pelas 21:30h, vai ser exibido o filme “Segurança Interna – Innere Sicherheit”, de Christian Petzold. Um casal de alemães, com um passado de terroristas de esquerda, escondeu-se no Algarve com a filha, vivendo com normalidade um quotidiano de segredo. Uma série de acontecimentos provoca o regresso à Alemanha e ao confronto com as ações passadas. A adolescente debate-se com o crescimento. A Alemanha de hoje resulta desta caixa de Pandora que é o seu passado.

“As Ordens – Les Ordres”, de Michel Brault, é o filme que vai passar na tela do Fórum Cultural, no dia 12 de novembro, pelas 21:30h, baseado em relatos de cidadãos presos sem acusação durante o estado de exceção declarado pelo governo canadiano, na crise de 1970, no Quebeque. “Não tínhamos dinheiro suficiente para filmar tudo a cores (…), as cenas da prisão foram filmadas a cores, porque as pessoas comuns não conhecem as cores da prisão.” Michel Brault.

Para encerrar a passagem do Festival Internacional do Cinema pelo concelho, vão ser exibidos, também no auditório do Fórum Cultural, no dia 25 de novembro, pelas 21:30h, o filme “United Red Army (The Young Man Was… Part1)”, de Naeem Mohaiemen, a curta “Johnson & Co. e a Campanha Contra a Pobreza”, de Hartmut Bitomsky. “United Red Army” é uma história dos movimentos de esquerda através da experiência dos movimentos radicais dos anos 1970, no Bangladesh. O episódio da aterragem em Daca, do voo JAL 472, sequestrado pelo Exército Vermelho UnidoJjaponês, é apresentado numa sequência de suspense, tendo como ponto de partida as gravações das conversas entre os sequestradores e a torre de controlo. O filme é antecedido pela curta-metragem de Hartmut Bitomsky (1968), inspirada pelo imaginário do cinema mudo, com Brecht e Straub como padrinhos: “Como comparar Berlim Ocidental e o Vietname? Partilhamos alguma coisa? Temos de nos apropriar das ferramentas de conhecimento e juntarmo-nos aos explorados? Temos de pegar em armas e lutar? Não inventámos a violência, a violência é que nos inventou”. (retirado do filme).

O preço dos bilhetes para cada um dos filmes é de 3,05 euros.

 

Reserva de bilhetes:

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo

Rua José Vicente, Baixa da Banheira

Tel. 210888900

 

Horário da Bilheteira:

De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h

Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão

Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas podem ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.

 

Compra de bilhetes online:

http://ticketline.sapo.pt/pesquisa?query=doc&district=&venue=&category=&from=&to

http://pt-pt.facebook.com/cmmoita

E nos postos de venda aderentes: http://ticketline.sapo.pt/pagina/postosdevenda

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados