21 de março a 26 de abril: Datas para candidaturas ao Prémio de Poesia Joaquim Pessoa

Pr mio joaquim pessoa  1 1024 2500
06 Março 2018

O período inicialmente divulgado (26 de fevereiro a 26 de março) para a entrega de candidaturas à edição 2018 do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa foi alterado. As candidaturas poderão assim ser entregues de 21 de março até 26 de abril.

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa foi criado pela Câmara Municipal da Moita, em parceria com a Editora Edições Esgotadas, em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta, e destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa, indo ao encontro de um dos grandes objetivos do Município da Moita: oferecer cada vez mais estímulos à produção, criação e difusão cultural, nomeadamente, à criação literária.

O valor do prémio é de 5 000 euros, atribuído pela Câmara da Moita, cabendo à Editora Edições Esgotadas a publicação da obra vencedora.
Foi intenção da autarquia associar este prémio ao poeta, artista plástico e publicitário Joaquim Pessoa, por ser uma figura ligada aos concelhos da Moita e Barreiro, reconhecida ao nível nacional.

Sobre Joaquim Pessoa:

Joaquim Pessoa nasceu na Baixa da Banheira em 1948.

Iniciou a sua carreira no Suplemento Literário Juvenil do Diário de Lisboa.

O primeiro livro de Joaquim Pessoa foi editado em 1975 e, até hoje, publicou mais de trinta obras, incluindo seis antologias. Foram-lhe atribuídos os prémios literários da Associação Portuguesa de Escritores e da Secretaria de Estado da Cultura (Prémio de Poesia de 1981), o Prémio de Literatura António Nobre e o Prémio Cidade de Almada.

Poeta, publicitário e pintor, é uma das vozes mais destacadas da poesia portuguesa do pós 25 de Abril, sendo o amor e a denúncia social uma constante nas suas obras.

Consulte as normas do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa aqui.