“Oficina Saramago”: projecto intermunicipal Barreiro/Moita

Fotocs1 1 750 2500
23 Novembro 2011
Foi na Cooperativa Cultural e Popular Barreirense, no Barreiro, e na Casa do Alentejo, em Lisboa, que, no dia 21 de Novembro, as câmaras municipais do Barreiro e da Moita, a Cooperativa Cultural e Popular Barreirense e a Escola Secundária de Santo André (Comissão Coordenadora) apresentaram o Projecto Barreiro/Moita “Oficina Saramago”.

Este projecto cultural irá envolver um conjunto alargado de parceiros, tem a duração prevista de um ano e visa envolver toda a comunidade num ciclo de celebração do homem e do escritor José Saramago.

Das iniciativas já programadas, o destaque vai para as “Oficinas de Leitura e Escrita José Saramago” que pretendem ser uma reflexão e criação estética das obras e textos do Nobel da Literatura.

Momentos marcantes deste projecto serão também as conferências. Das seis iniciativas previstas, é de realçar a Conferência de Abertura do Projecto “Oficina Saramago”, no dia 28 de Novembro, proferida por Pilar del Rio, “Presidenta” da Fundação José Saramago, bem como a Conferência de Encerramento, no dia 16 de Novembro de 2012, proferida pela Profª Dra. Maria Alzira Seixo.

A programação completa da “Oficina Saramago” vai ser divulgada no dia 28 de Novembro, na Conferência de Abertura, pelas 18:00h, no auditório da Escola Secundária de Santo André.

Programa da Conferência:

18:00h – Abertura pela Comissão Coordenadora – Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal do Barreiro, Cooperativa Cultural e Popular Barreirense e Escola Secundária de Santo André;

18:15h – Apresentação do Projecto e dos Parceiros envolvidos na “Oficina Saramago”;

18:30h – “O Meu Compromisso é Com o Meu Tempo” (…) O Tempo das Mulheres, Responsáveis por Importantes Mudanças na Sociedade Actual, por Pilar del Rio, “Presidenta” da Fundação José Saramago”

19:00h – Anúncio do Vencedor do Concurso “Um Logo para o Projecto Oficina Saramago”;

19:30h – Concerto pela Camerata Musical do Barreiro.