“As Viagens de Fernando Pessoa” em conferência-recital

11 Dezembro 2008
O poeta Alexandre Castanheira vai ser o protagonista de uma conferência-recital dedicada ao tema “As Viagens de Fernando Pessoa”, amanhã, dia 12 de Dezembro, pelas 21:30h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.

Alexandre Castanheira tem o curso de Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras de Lisboa. Poeta, desde sempre se interessou pela divulgação da poesia, fazendo recitais em escolas, colectividades, festas em todo o País. Exilado em França, licenciou-se em Literatura Moderna e alarga a divulgação da poesia moderna e contemporânea aos círculos de portugueses imigrados em França. Regressado a Portugal, começa finalmente a publicar a sua obra, em que se destacam, em poesia, os volumes “Poesia... sem Distanciação e Desilusão Optimista”.

Com o ensaio "Camões, Nosso Contemporâneo" ganha o Concurso Literário do IV Centenário de Camões, promovido pela Câmara Municipal de Almada. Multiplicam-se, em seguida, os recitais de poesia não só em Portugal como na Galiza e as conferências-recital dedicadas a Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Mário Sá-Carneiro, Manuel da Fonseca, Sidónio Muralha, Fernando Pessoa, entre outros. Alexandre Castanheira é professor na Escola Superior de Educação Jean Piaget, de Almada, cidade de onde é natural.