Infra-estruturas de ligação do Município da Moita à ETAR Moita/Barreiro avançam em Janeiro

Etar 1 750 2500
17 Dezembro 2008
Foi no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, que decorreu, no dia 16 de Dezembro, à noite, a sessão de apresentação da empreitada relativa às infra-estruturas de ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Moita/Barreiro e respectivo calendário de trabalhos que terão início em Janeiro.

A SIMARSUL adjudicou já a empreitada de execução dos sistemas de drenagem e elevatórios dos subsistemas de Barreiro/Moita pelo valor de cerca sete milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias.

A construção das infra-estruturas de ligação de águas residuais do concelho da Moita à ETAR vai ter início a 5 de Janeiro e irá centrar-se nas freguesias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio/Rosário, Moita e Vale da Amoreira. O concelho da Moita vai ter seis frentes de obra, entre Janeiro de 2009 e Junho de 2010, para construir 10,3 km de emissários e 9 estações elevatórias que permitirão encaminhar as águas residuais da população da Moita à ETAR Moita/Barreiro, a maior ETAR do Sistema SIMARSUL. Esta intervenção poderá causar alguns transtornos, nomeadamente no que respeita à circulação rodoviária, mas trará também grandes benefícios em termos ambientais, para toda a população.

De referir que a ETAR Moita/Barreiro está a ser construída no extremo nascente do Parque Empresarial do Barreiro, num terreno com cerca de 40 000 m2, e está dimensionada para dar resposta a 290 000 habitantes, servindo cerca de 90 por cento da população do Barreiro e 92 por cento da população da Moita.

Esta infra-estrutura, cujo início de funcionamento está previsto para 2010, vai contribuir também para a recuperação do Estuário do Tejo, minimizando os efeitos da poluição das águas e, consequentemente, para a melhoria das condições de vida, em termos ambientais, das populações dos Municípios da Moita e do Barreiro.