Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Universidade Sénior da Moita



imagem

Universidade Sénior da Moita

A Universidade Sénior da Moita foi inaugurada a 27 de fevereiro de 2010 e abriu as suas portas ao público no dia 15 de Março, do mesmo ano. No primeiro ano o projeto contou com a inscrição de 247 alunos, colocados em 27 turmas. As primeiras disciplinas lecionadas foram Literatura portuguesa, Inglês, Informática, Artes Decorativas, Música, Dança e Teatro.


Ao longo dos últimos anos a Câmara Municipal da Moita tem vindo a desenvolver o Programa Vivências. Dirigido à população sénior do Concelho, este programa de intervenção, tem como objetivo central a promoção do bem-estar social dos seniores do concelho da Moita, através, sobretudo, da promoção de atividades socioculturais dirigidas a esta população e do reforço da sua capacidade de intervenção na comunidade. É neste contexto que surge a criação do projeto UniSeM (Universidade Sénior da Moita) que tem como finalidade desenvolver um conjunto de atividades para potencializar um intercâmbio de saberes através do ensino, da formação, do desenvolvimento social e pessoal, da solidariedade social, do convívio e do lazer, proporcionando a população sénior do concelho uma vida mais ativa. A Universidade Sénior da Moita foi inaugurada a 27 de fevereiro de 2010 e abriu as suas portas ao público no dia 15 de Março, do mesmo ano. No primeiro ano o projeto contou com a inscrição de 247 alunos, colocados em 27 turmas. As primeiras disciplinas lecionadas foram Literatura portuguesa, Inglês, Informática, Artes Decorativas, Música, Dança e Teatro. Atualmente, a Universidade Sénior da Moita conta com mais de 383 alunos, inscritos em 30 disciplinas (53 turmas), lecionadas por 43 professores. É um projeto muito dinâmico, sempre em constante adaptação, pois o principal objetivo é responder às expectativas dos alunos. Para o seu funcionamento conta com a colaboração imprescindível de professores/formadores em regime de voluntariado, que são o grande pilar do projeto, e ainda com a participação ativa de um conjunto de parceiros, Instituições, Escolas, Juntas de Freguesia e Coletividades, onde são ministradas as aulas e que se distribuem por diversas freguesias. Cedendo as suas instalações para realização de aulas estes parceiros possibilitam aos alunos que possam usufruir de aulas gratuitas, próximo da sua área de residência. São também ministradas aulas em diversos equipamentos municipais como as bibliotecas, Pavilhão Desportivo Municipal e Divisão de Assuntos Sociais.

 

OBJETIVOS
  • Promover o envelhecimento ativo, saudável e positivo;
  • Atenuar os efeitos do envelhecimento físico e mental;
  • Promover a aprendizagem ao longo da vida, numa ótica de ensino informal;
  • Estimular a participação em atividades no âmbito cultural;
  • Promover o voluntariado.

 

DESTINATÁRIOS

Este projeto destina-se (prioritariamente) a todos os munícipes com mais 55 anos.

 

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

 

ABERTURA DO ANO LETIVO 2018/2019 DA UNISEM - UNIVERSIDADE SÉNIOR DA MOITA

Inserida no programa do (Con)Vivências Sénior, a abertura do ano letivo 2018/2019 da UNISEM – Universidade Sénior da Moita terá lugar com a receção aos alunos no dia 12 de outubro, pelas 14:30h, no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, onde os alunos serão acolhidos, tomando conhecimento de toda a informação necessária para a sua integração, nomeadamente, sobre as turmas a que pertencem, as disciplinas, horários e locais onde frequentarão as suas atividades letivas.


De acordo com o calendário escolar para o ano letivo que se inicia, as aulas na UNISEM começam no dia 15 de outubro de 2018, nos vários locais do concelho da Moita onde a UNISEM – Universidade Sénior da Moita tem a sua atividade letiva.

 

PROFESSORES

Asseguram em regime de voluntariado a dinamização das atividades de ensino a que se proponham, não sendo necessário, para tal, que detenham qualquer grau académico.

 

DISCIPLINAS 

Língua e Literatura Portuguesa, Inglês, Espanhol, Latim, Filosofia, Informática, Portugal na Europa e no Mundo, Palavras Ditas, História das Religiões, Saúde, Música, Tuna, Danças e Cantares Tradicionais Portugueses, Teatro, Expressão Corporal, Pintura, Desenho, Azulejaria, Fotografia, Artes Decorativas, Artes Aplicadas, Artes dos Metais, Reciclagem Criativa, Pintura em Tecido, Arte nos Retalhos, Arraiolos, Bordados, Bainhas Abertas, Psicomotricidade, Chi Kung

 

ÁREAS DE CONHECIMENTO

A Deriva dos Continentes, O Tempo/Meteorologia, Caminhadas ao Sol e à Chuva, Encontros, Medicinas Alternativas, Dança Criativa e Literacia em Saúde no Envelhecimento.

 

LOCALIZAÇÃO

A UniSeM tem um funcionamento descentralizado com aulas em diferentes locais do concelho. As atividades formativas têm lugar nos espaços camarários, Coletividades e Associações:

• Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça da Moita
• Divisão de Assuntos Sociais
• Pavilhão Desportivo Municipal da Moita
• Junta de Freguesia de Alhos Vedros
• Associação de Dadores de Sangue da Baixa da Banheira
• Associação de Reformados, Pensionista e Idosos da Moita
• Ensino Básico 2º e 3º ciclo Fragata do Tejo
• Ensino Básico 2º e 3º ciclo José Afonso
• Ensino Básico 2º e 3º ciclo Mouzinho do Silveira
• Ensino Básico 2º e 3º ciclo D. João I
• Escola Secundária da Baixa da Banheira
• Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira
• Centro de Experimentação Artística

 

CONTATOS

Câmara Municipal da Moita
Departamento de Assuntos Sociais e Cultura/Divisão de Assuntos Sociais
Zona Envolvente à Praça de Toiros, Lote 26, Cave. 2860-423 Moita
Tel: 21 0891000/05/14
E-mail: unisem@mail.cm-moita.pt

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados