Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

A Mulher na História



Autor: Maria Clara Santos

Ano: 2001

Edição: Departamento de Acção Sociocultural / Câmara Municipal da Moita

Sinopse:

Mulher na História surge no desenvolvimento de um projecto de trabalho que se circunscreveu na realização de cinco colóquios, integrados nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher. Este projecto começou em 1999 e decorreu até ao ano 2000, sob a iniciativa da Câmara Municipal da Moita, através do seu Departamento de Acção Sócio-Cultural e com a prestimosa colaboração do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O resultado foi a publicação do presente volume que integra dezanove artigos das vinte comunicações, proferidas ao longo desses colóquios, contributo de um grupo de colaboradores, provenientes de diferentes organismos de ensino, pertencentes não só à Faculdade de Letras de Lisboa, mas também à Universidade Nova, à Universidade de Évora e ainda ao ensino secundário.

O conjunto de textos que constituem A Mulher na História foram organizados de acordo com a estrutura apresentada nas conferências, ou seja, por cinco grandes períodos cronológicos a saber: Antiguidade Pré-Clássica, Antiguidade Clássica, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Procurámos, através das diferentes abordagens temporais, dar uma visão abrangente do papel social da mulher no devir histórico e trazer, deste modo, à luz dos novos conhecimentos, os estudos mais recentes que se têm desenvolvido nesta área. Pretendemos dar a conhecer os espaços de intervenção da mulher ao longo dos tempos, perscrutar a sua palavra, os seus sentimentos, os seus comportamentos, as suas funções sociais, silenciados pela história escrita por homens. Estes sempre se apropriaram do terreno histórico como sendo eminentemente masculino, ignorando simplesmente o papel social da mulher ou, quando muito, remetendo-a para um plano secundário, associado à família e à necessidade de reprodução. Pretendemos, assim, perspectivar o conhecimento histórico da humanidade na sua dualidade Homem/Mulher. Uma das intenções que presidiu à realização desta iniciativa foi o de criar um espaço que promovesse o diálogo, o debate e troca de ideias, dando a oportunidade a todas as pessoas, interessadas nas problemáticas inerentes a estes assuntos, de participarem nos colóquios com as suas opiniões e com as suas questões, de modo a permitir o confronto de perspectivas.

Com a edição A Mulher na História, esperamos contribuir, de algum modo, para o aprofundar de conhecimentos, bem como para a reflexão e a problematização das principais questões que afectaram a condição social e cultural da mulher através dos tempos, projectando novos estudos e análises da realidade passada e presente.

 

A Mulher na História

 

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados