Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos e Iniciativas



  • Escola a Nadar

    Dirigido aos alunos do 3º e 4º anos das Escolas Básicas de 1º Ciclo, o "Escola a Nadar" decorre na Piscina Municipal, em Alhos Vedros, no âmbito do Programa de Apoio à Expressão Física-Motora no 1º ciclo do Ensino Básico.

    O “Escola a Nadar” é, para muitas crianças, uma oportunidade única de praticarem natação e, por isso, a Câmara Municipal continua empenhada em proporcionar a todos os alunos que frequentam o 3º e 4º anos nas escolas básicas de 1º ciclo do concelho da Moita, o contacto regular com o meio aquático.

    A Câmara Municipal disponibiliza além do transporte, os meios técnicos e humanos necessários para a promoção das aulas de natação gratuitas, frequentadas, anualmente, por cerca de 900 alunos, divididos em dois turnos.

  • Jogar e Aprender

    O projeto Jogar e Aprender é um programa de animação desportiva direcionado a todas as escolas básicas do 1º ciclo do Concelho da Moita, engloba 2 grupos de atividades: Jogos Tradicionais e Jogos de Desenvolvimento e Cooperação.

    As atividades são dinamizadas dentro do recinto escolar em horário curricular com uma duração de 45 minutos.

    Missão, Visão e Valores:

    Missão: Criar, implementar e desenvolver atividades no domínio da Educação Física e do Desporto para o 1º Ciclo do Ensino Básico, promovendo nas crianças o conhecimento de novas modalidades e o desenvolvimento de competências comportamentais.

    Visão: Ser reconhecido como o projeto de referência na promoção e iniciação ao desporto, para as escolas do 1º Ciclo, no Concelho da Moita.

    Valores: Qualidade; Excelência, Espírito de Equipa e Inovação

    Objetivos

    Jogos tradicionais:
    • Preservar as tradições e valores culturais dos nossos antepassados, incentivar a prática dos Jogos Tradicionais nas escolas durante o recreio escolar e também nos tempos livres.

    Jogos de Desenvolvimento e cooperação:
    • Fomentar um relacionamento interpessoal saudável entre as crianças através do estímulo do lado emocional e afetivo, também contribui para a desinibição das crianças.

    As duas atividades permitem:
    • Desenvolver algumas habilidades e capacidades motoras
    • Promover os valores da amizade e da solidariedade.
    • Proporcionar momentos de bem-estar e convívio de uma forma pedagógica.

     

    Documentos disponíveis para download:

    Apresentação das Atividades

    FICHA DE INSCRIÇÃO

    (As escolas que estejam interessadas em participar no projeto poderão enviar as fichas de inscrição até ao final do mês de Dezembro, para o Departamento de Assuntos Sociais e Cultura – Divisão de Cultura e Desporto, Rua João da Nova, nº3, 2860-469 Moita; ou através do fax n.º 210817019 ou para o seguinte email: div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt)

  • Meia Maratona Ribeirinha

    Este evento é a realização desportiva mais importante do Concelho da Moita, envolvendo a participação de cerca de 2000 Atletas, oriundos de todo o País.

    Realizada desde 1998, recebeu o Campeonato Nacional de Estrada (2003) e a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada (2007).

    O percurso da prova estende-se ao longo de toda a faixa ribeirinha do concelho percorrendo todas as freguesias.

    Em simultâneo, decorre a Mini Maratona/Caminhada com um elevado cariz popular, em que o “pelotão” da corrida é constituído, maioritariamente, por “amantes do Atletismo” que participam pelo gosto da corrida e da caminhada.

     

    Cartaz 2_Maratona.18

    Imprima aqui ficha de inscrição.

    Consulte aqui o regulamento completo da 21ª Meia Maratona Ribeirinha e 18ª Mini/Caminhada Ribeirinha.

    Mais informações em http://mm.cabb.pt/

  • Movimento Sénior

    O programa “Movimento Sénior” é dirigido a todos os munícipes com mais de 50 anos. É dinamizado pela Câmara Municipal da Moita desde 1996 e conta neste momento com cerca de 432 participantes. Surgiu com o intuito de promover a atividade física regular para esta faixa etária, proporcionando uma maior mobilidade e, consequentemente, uma vida mais ativa e saudável.

    Para além das aulas regulares de ginástica, contempla ainda aulas de ginástica e meio aquático na Piscina Municipal de Alhos Vedros.
    São ainda realizadas, no decorrer do mês de maio, aulas ao ar livre no Pinhal Real da Mata da Machada e no mês de julho, com todos os utentes do Programa e abertas à população, megas aulas de ginástica de motricidade nos Parques Municipais do Concelho.

    Objetivos

    • Despertar o interesse pela prática de exercícios físicos, oferecendo atividades físicas variadas e adaptadas;

    • Preencher o tempo ocioso com atividades físicas lúdicas e saudáveis que promovam a integração social e o desenvolvimento interpessoal;

    • Suscitar no idoso a motivação necessária, para tomar a cargo a organização e a animação do seu próprio período de atividade física;

    • Facilitar o bem-estar físico e psicológico, contribuindo para a prevenção ou diminuição do isolamento do idoso.

     

    Destinatários

    Este Programa é dirigido a todos os Munícipes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 50 anos, residentes no Município da Moita, e cuja mobilidade não seja impeditiva da prática do vasto leque de atividades (respeitando sempre as características e condições físicas de cada um) propostas anualmente no Programa Movimento Sénior.

    Inscrições

    As inscrições efetuam-se no Departamento de Assuntos Sociais e Cultura/Desporto da Câmara Municipal da Moita através do telefone 210 817 006 no decorrer do mês de julho.

    Morada: Rua João da Nova, nº3. 2860-469 – MOITA
    Fax: 21 081 70 19
    E-mail: div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt

  • NaturalMoita

    Missão:

    Generalização e democratização do acesso à prática da atividade física e desportiva entre os cidadãos, promovendo o desporto para todos e fomentando hábitos de vida saudáveis.

    Objetivos
    • Fomentar o convívio desportivo e o valor social;
    • Integrar valores ambientais e patrimoniais no contexto das atividades físicas e desportivas;
    • Sensibilizar a comunidade para a prática de exercício físico como veículo de promoção de bem-estar e de qualidade de vida;
    • Incrementar hábitos saudáveis de práticas físicas e desportivas em ambiente natural;
    • Disponibilizar à população meios para o desenvolvimento de atividades desportivas de natureza;
    • Contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das populações, através da promoção da prática regular da atividade física e desportiva;
    Destinatários

    O presente projeto destina-se a participantes, de ambos os sexos, de diferentes faixas etárias, residentes ou não no Município da Moita.

    Inscrições

    A participação no presente projeto não carece de inscrição prévia, bastando para tal, comparecer nas datas, horários e locais indicados no calendário anual de atividades. Contudo, caso pretenda formalizar previamente a sua inscrição, deverá fazê-la até à 5ª feira anterior a cada atividade calendarizada, através dos seguintes contactos:

    Morada: Rua João da Nova, nº3. 2860-469 – MOITA

    Telefone: 21 081 70 05/06/07
    Fax: 21 081 70 19
    E-mail: div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados