Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Exposição "As Mulheres e o Trabalho: A Indústria de Vestuário"



Exposicao as mulheres e o trabalho 2 1 1024 2500
14 Agosto 2018

“As Mulheres e o Trabalho – A Indústria do Vestuário no Concelho da Moita” é a exposição que vai estar patente na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, entre 16 de agosto e 29 de setembro.
Esta exposição, produzida pela Câmara Municipal da Moita, foca as mulheres que trabalharam na indústria das confeções de vestuário, centrando-se, particularmente, na profissão de costureira, o mais representativo do setor, e traça uma panorâmica geral sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho, desde o trabalho em casa, como doméstica, ao trabalho na agricultura, e do trabalho nas fábricas de cortiça ao trabalho na indústria de vestuário.
A discriminação laboral das mulheres e as lutas que desenvolveram por mais direitos e pela sua emancipação é também retratada nesta mostra que aborda ainda a instalação das primeiras fábricas do setor, as fábricas de sola da Moita e do Rosário e a fábrica de chita e de estamparia de Alhos Vedros, localizada na Quinta de S. Pedro, no final do século XVIII.
As fábricas encerraram, mas ficaram as memórias de um tempo de trabalho, da camaradagem, da solidariedade, da vivência de lutas difíceis, da partilha de tristezas e alegrias, de formas de ser e de sentir, que não se esquecem.
A exposição “As Mulheres e o Trabalho” pode ser visitada de terça-feira a sábado das 10:00h às 19:00h. Para visitas guiadas em grupo (mínimo 10 pessoas) é necessária marcação prévia, através do T: 210817048 ou do email: div.cultura@mail.cm-moita.pt. A entrada é gratuita.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados