Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica apresentado aos parceiros sociais

Img 4009 1 1024 2500
2019/01/31

O Concelho da Moita tem a funcionar, desde o início de janeiro de 2019, o Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica. No 31 de janeiro, com a presença dos parceiros da Rede Social da Moita e de representantes de instituições e da comunidade, a Câmara Municipal assinalou, com uma sessão de apresentação, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, a entrada em funcionamento desta resposta social.

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, valorizou a criação desta resposta social no concelho e o trabalho de parceria entre todas as entidades envolvidas, destacando o papel do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho e da RUMO - Cooperativa de Solidariedade Social que, no território, vão ter uma intervenção mais ativa.
Considerando que “não há ainda uma reprovação forte” relativamente à violência, Rui Garcia salientou que é função de todos – instituições e pessoas – contribuir para a “rejeição clara” da violência. O autarca referiu que, segundo dados oficiais, os crimes de violência doméstica têm, no território, uma presença significativa e “isso deve preocupar-nos”. O Presidente do Município garantiu que a autarquia, em conjunto com os parceiros, fará o que estiver ao alcance, no âmbito da prevenção ou do apoio, para que este problema diminua.

De referir que o Serviço de Atendimento do Centro, no concelho da Moita, está a funcionar no Centro de Saúde da Moita. Presente na iniciativa, Miguel Lemos, Diretor do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, afirmou que “a violência é uma questão de saúde”. A criação do Serviço de Atendimento é, para Miguel Lemos, uma oportunidade de reforçar o tratamento e a prevenção. Tal como defendeu Rui Garcia, Miguel Lemos salientou que a sociedade não pode encarar a violência como um comportamento banalizado. “Temos de combater e de sensibilizar a comunidade para este problema que é um sintoma de doença social”, referiu o responsável pelo ACES.
Por fim, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros, uma vez que a resolução deste problema “só se consegue com uma estrutura forte”.

Recorde-se que a criação do Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Barreiro-Moita resulta da assinatura do protocolo, a 29 de novembro de 2018, para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, que se insere no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual (ENIND). Este protocolo foi assinado entre os municípios da Moita e do Barreiro, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e outras entidades com intervenção nesta área e no território e teve como objetivo dotar o concelho da Moita de uma resposta de proteção e combate à violência doméstica, através da ação em rede, multidisciplinar e intersectorial, com a participação de 19 parceiros nas diversas áreas de intervenção. Foi da responsabilidade da RUMO, Cooperativa de Solidariedade Social, Crl., a criação de uma equipa técnica que assegura uma resposta em permanência no concelho da Moita.
Telmo Torrinha, técnico da RUMO e coordenador do projeto, realçou os eixos fundamentais desta intervenção, designadamente o apoio especializado a vítimas de violência doméstica, a comissão técnica de acompanhamento, a “desocultação” do fenómeno e a monitorização dos resultados obtidos.
“Esperamos que, no futuro, possamos fazer mais prevenção do que intervenção”, referiu o responsável da RUMO.

Contactos:
Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Barreiro-Moita
Promovido pela Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL
T: 212 064 920 | Fax: 212 064 922
Tm: 910 313 180 (número de emergência)
Email: cavbm@rumo.org.pt

Serviço de Atendimento no concelho da Moita, preferencialmente por marcação (T: 212064920)
Centro de Saúde da Moita
Largo Dr. Joaquim Marques Elias 5, Moita
Terças-feiras e quartas-feiras (9:00h às 13:00h) e quintas-feiras (14:00h às 17:00h)

CAVVD (2)