"Pegada Rara - Pensar Raro é Pensar Verde”

Pegada rara 9  1 1024 2500
2019/07/12

O projeto "Pegada Rara - Pensar Raro é Pensar Verde" está a ser desenvolvido pelo CAO - Centro de Atividades Ocupacionais da Casa dos Marcos – Raríssimas, em parceria com a Câmara Municipal da Moita. Este projeto tem como objetivo promover a atividade física ao ar livre e estimular as competências sociais e cognitivas dos utentes. Em simultâneo, o projeto visa a sensibilização para a importância do equilíbrio do ecossistema e para a prática da reciclagem e reaproveitamento de resíduos, pretendendo incutir, desta forma, nos jovens, a participação e inclusão na vida do concelho e a preocupação ecológica e ambiental no que respeita aos espaços verdes.

Pela pertinência das temáticas do projeto, o CAO da Casa dos Marcos – Raríssimas tem contado com o apoio do Município, através da Divisão de Assuntos Sociais, em colaboração com a Divisão de Salubridade e Ambiente, Divisão de Espaços Verdes e Divisão de Desporto.

Em junho e julho, foram efetuadas a primeira recolha de lixo na Praia do Rosário, uma visita guiada ao viveiro municipal e caminhadas na ciclovia, com percursos entre o Centro Náutico Moitense e o Parque das Canoas no Gaio. Nestas caminhadas, os participantes recolheram lixo eventualmente reciclável, revelando-se, durante percurso, a necessidade de reforçar a sensibilização e promoção da educação ambiental.

É também objetivo do projeto trabalhar, na Casa dos Marcos, com os materiais recolhidos durante as atividades e preparar, através da arte e da reciclagem, criações artísticas para uma posterior exposição sobre as temáticas ecológicas e ambientais que darão forma a uma nova fase do projeto "Pegada Rara - Pensar Raro é Pensar Verde".