Novo passe NAVEGANTE Família

750x500 1 1024 2500
2019/07/18

A alteração do sistema tarifário na área metropolitana de Lisboa, que se iniciou no passado dia 1 de abril, com a criação dos novos passes NAVEGANTE, constituiu uma profunda alteração nas soluções de deslocação ao dispor das populações e um forte incentivo à utilização dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.

Nessa data foi também divulgado o passe NAVEGANTE Família, que permitirá que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), paguem, no máximo, o valor de dois passes NAVEGANTE:

  • NAVEGANTE Metropolitano Família - com um custo mensal máximo de 80 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro de todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
  • NAVEGANTE Municipal Família - com um custo mensal máximo de 60 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, de entre os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Poderão beneficiar do NAVEGANTE Família ascendentes, descendentes e afins (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, cônjuge, pessoa em união de facto, filhos, adotados, tutelados, netos) que, de acordo com a informação prestada à Autoridade Tributária (AT), integrem o agregado familiar do Requerente Responsável (um dos sujeitos passivos na declaração de IRS), e cuja morada fiscal se localize num dos 18 municípios da AML.

Para usufruir do NAVEGANTE Família será necessário que todos os membros do agregado familiar (Requerente Responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

O passe NAVEGANTE Família, poderá ser requerido a partir do dia 22 de julho de 2019 (segunda-feira), nos postos de atendimentos dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros que serão indicados em breve em www.aml.pt e em www.portalviva.pt.

Para efetuar o pedido do NAVEGANTE Família, o Requerente Responsável deve preencher o Requerimento de Acesso (disponível nos balcões dos operadores de transporte indicados e em breve em www.aml.pt e www.portalviva.pt) e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar. A documentação a entregar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar.

Informe-se já em www.aml.pt/passe-palavra

Conheça as Perguntas Frequentes em www.aml.pt/passe-palavra, na área informações úteis.

 

cartaz_navegante_familia

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados