Município assina protocolo com APL para acostagem de embarcações em Lisboa

Protocolo apl 1 1024 2500
2019/07/24

A Câmara Municipal da Moita e a Administração do Porto de Lisboa (APL) assinaram hoje, dia 24 de julho, um protocolo com o propósito de serem disponibilizados, gratuitamente, pontos de acostagem na cidade de Lisboa para as embarcações tradicionais municipais.

Este protocolo significa a confluência de interesses tendo como base a preservação da memória das embarcações tradicionais do Tejo, enquanto parte de um património associado à história e identidade dos municípios ribeirinhos. Para o Município da Moita, este é um novo passo para a criação de ainda melhores condições para o desenvolvimento deste setor.

Este protocolo visa o acesso das embarcações municipais aos locais de acostagem que estão sob a gestão da APL, na cidade de Lisboa: docas de Alcântara, Santo Amaro, Belém e Bom Sucesso. A acostagem será gratuita, exceto para embarcações tradicionais, pertença do Município, que estejam a operar por empresas privadas e que ficam sujeitas ao pagamento de 50% do valor das taxas devidas.

De referir ainda que a assinatura deste protocolo vai ao encontro do projeto municipal de valorização, divulgação e salvaguarda do património associado às tradições flúvio-marítimas do concelho da Moita e das suas gentes: “Moita, Património do Tejo”.