Reconversão da Rua 1º de Maio - Baixa da Banheira

Img 4252 1 1024 2500
2019/09/04

Está em curso a empreitada de reconversão viária da Rua 1º de Maio, na Baixa da Banheira, tendo sido já concluído e reaberto ao trânsito o troço entre a Rua Jaime Cortesão e a Rua 26 de Janeiro/Rua do Ribatejo. Vão iniciar-se em breve as obras no troço compreendido entre a Rua Augusto Gil e a Rua Jaime Cortesão, seguindo-se, já na Rua 25 de Abril, o troço entre a Rua 1º de Maio e a Rua da Liberdade.

Designada por “Criação de Zona 30”, esta intervenção municipal, abrange uma área de 10 400m2, entre a Rua Augusto Gil e a estação ferroviária e tem por objetivo transformar este importante eixo de estruturação urbana num espaço de coexistência entre o tráfego rodoviário e os “modos suaves” de deslocação (a pé; de bicicleta), com novas zonas qualificadas, inclusivas e atrativas, de forma a incentivar as deslocações quotidianas a pé, contribuindo, em simultâneo, para a revitalização do comércio tradicional.

A velocidade máxima de circulação automóvel será limitada a 30km/h, sendo de 10km/h a velocidade desejável, reduzindo-se assim também o ruído e as emissões poluentes.

Estas obras representam um investimento municipal de 280 800 euros e a sua conclusão está prevista para o final do verão.