Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara implementa medidas de eficiência energética na iluminação pública



Contrato iluminacao publica 1 1024 2500
2019/10/02

O “Contrato de Gestão de Eficiência Energética no Sistema de Iluminação Pública no Município da Moita” foi assinado, a 2 de outubro, entre o Município da Moita e a empresa Ferrovial Serviços, SA.

Com esta medida, a Câmara Municipal da Moita irá proceder à substituição da iluminação pública existente por iluminação LED, o que se traduz numa poupança significativa dos consumos de energia elétrica, ao mesmo tempo que se otimiza os níveis de iluminação e se reduz a emissão de gases de efeito de estufa.
Além da substituição de luminárias, o procedimento prevê a correção, implementação e gestão de medidas de melhoria da eficiência energética dos equipamentos identificados no caderno de encargos colocado a concurso.
Esta medida implica uma “melhoria abissal na qualidade da iluminação pública e em termos de eficiência energética”, salientou o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, na assinatura do contrato. O Autarca destacou, não só a melhoria da prestação do serviço público que virá “reforçar o sentimento de segurança”, como também a defesa do ambiente. “A curto prazo, [previsivelmente nos primeiros meses de 2020] vamos ter este grande impacto nas ruas do concelho”, referiu Rui Garcia.

De referir que os gastos energéticos, nomeadamente com a iluminação pública, representam atualmente um peso muito considerável no orçamento do município: cerca de 650 mil euros anualmente. Do contrato assinado resultará uma melhoria da eficiência energética entre 60% a 70% em relação à situação atual.
Tendo em conta o objetivo – mais-valias económicas e ambientais –, o contrato prevê a realização de um relatório de medição e verificação anual que avaliará as economias de energia obtidas por aplicação dos critérios de avaliação do desempenho, designadamente o nível de racionalização e eficiência energética e o grau de poupança e variação do consumo em relação à situação atual.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados