Dia Mundial da Saúde Mental assinalado com duas iniciativas

Unisem 1 1024 2500
2019/10/10

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, foi assinalado, no concelho da Moita, com duas iniciativas realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. O dia começou com a apresentação da Agenda Cientifica de Gerontologia “Aprender… Envelhecer… Ser”, por Sandra Paula Barradas, e culminou com a Receção aos Alunos da UniSem - Universidade Sénior da Moita, no âmbito da abertura do ano letivo 2019/2020.

“Fazer da Velhice um Projeto” foi o tema da intervenção de Sandra Paula Barradas, durante a manhã, na Biblioteca da Moita, que deixou aos participantes da sessão algumas sugestões sobre o que cada um de nós pode fazer no sentido de bem envelhecer e de modo a viver cada fase da vida de forma mais saudável e plena. A Agenda de Gerontologia “Aprender… Envelhecer… Ser”, uma agenda estruturada em torno de 12 separadores temáticos, foi o recurso apresentado, para ajudar nesse caminho do envelhecimento ativo.

Receção aos Alunos da UniSem

O entusiasmo de começar mais um ano letivo marcou a receção dos 401 alunos da UniSem – Universidade Sénior da Moita. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, deu as boas vindas aos alunos e agradeceu a todos aqueles que tornam possível a existência deste projeto destacando que, “nesta universidade, não se está só para aprender, mas para se estar melhor na vida, ter mais saúde, mais satisfação, maior bem-estar, para se estar com os amigos, rever as pessoas, fazer coisas novas, coisas diferentes, tudo aquilo que vocês fazem aqui de uma forma tão dedicada, tão empenhada, tão brilhante”.

O presidente concluiu o seu discurso afirmando que, para a Câmara Municipal da Moita, “este é um projeto para durar uma eternidade, por tudo aquilo que ele vale e o que dá a quem participa. O nosso empenho neste projeto é total. Que corra tudo muito bem neste novo ano letivo, que continuem a aprender, a ser esta gente ativa, participativa e alegre que aqui temos e muito obrigado pela lição de vida que nos dão todos os dias”, concluiu.

Nesta receção, os alunos tomaram conhecimento da informação necessária para a sua integração na universidade, nomeadamente sobre as turmas a que pertencem, as disciplinas, horários e locais onde frequentarão as suas atividades letivas.

A UniSem - Universidade Sénior da Moita visa contribuir para a valorização pessoal, bem-estar, convívio e combate ao isolamento, tendo como prioridade a partilha de conhecimentos, tendo sido inaugurada em 2010. Trata-se de um projeto muito dinâmico, sempre em constante adaptação, que conta com a colaboração imprescindível de professores/formadores em regime de voluntariado e ainda com a participação ativa de um conjunto de parceiros, Instituições, Escolas, Juntas de Freguesia e Coletividades, onde são ministradas as aulas e que se distribuem por diversas freguesias. Este ano letivo, as aulas vão ter início no próximo dia 14 de outubro.

Note-se que o mês de outubro, no concelho da Moita, está a ser dedicado à população sénior, com o programa (Con)Vivências Sénior que inclui visitas culturais, passeios de barco, teatro, dança, culinária entre muitas outras atividades.

Apresentação da Agenda Cientifica de Gerontologia “Aprender… Envelhecer… Ser”, por Sandra Paula Barradas
Receção aos Alunos da UniSem