Aprovado projeto de requalificação da envolvente à caldeira de Alhos Vedros

Moinho de mare de alhos vedros  exterior 1 1024 2500
2019/11/14

Na continuidade do trabalho de valorização ambiental da frente ribeirinha do concelho, a Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua reunião de dia 13 de novembro, o projeto de execução para a requalificação ambiental da envolvente à caldeira de Alhos Vedros.

Este projeto, que implicará um investimento de 846 500 euros e será objeto de candidatura a fundos comunitários, visa a dragagem do esteiro de Alhos Vedros, incluindo a bacia de manobra do cais, do ancoradouro do clube náutico e da caldeira do moinho de maré; a reabilitação do aterro existente na zona de sapal, de acesso ao moinho de maré que contorna a respetiva caldeira; a melhoria das condições de circulação de água dos lagos do Parque das Salinas; e a melhoria do comportamento das valas de drenagem existentes nos lados sul e oeste do Parque das Salinas com soluções de correção do comportamento hidráulico.

Programa Municipal de Repavimentações

A Câmara Municipal da Moita desenvolveu um levantamento exaustivo dos arruamentos municipais que necessitam de ser reabilitados no curto e médio prazo, de modo a conferir as condições necessárias de segurança e conforto para os utilizadores. No âmbito deste trabalho, foi também efetuada uma avaliação das infraestruturas de abastecimento de água existentes nos troços a intervencionar. Para a intervenção em 35 arruamentos em todo o concelho, a Câmara Municipal da Moita aprovou, por unanimidade, o desenvolvimento do procedimento com vista à contratação de empréstimo. Esta deliberação será ainda submetida à discussão e autorização da assembleia municipal.

Apoio ao Movimento Associativo

A autarquia aprovou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio, para aquisição/reparação de equipamentos, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita, no valor de 12 500 euros.

Na mesma reunião, foi aprovada, por unanimidade, a celebração de contratos-programa de desenvolvimento social, cultural e desportivo, num valor total de 4 050 euros entre o Município da Moita e as seguintes entidades: Ginásio Atlético Clube, Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana e Associação Banda Filarmónica da Moita.

No âmbito do desenvolvimento social, foi aprovada a celebração de contratos-programa com a Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo e a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Moita, num valor total de 800 euros.
Foi ainda aprovada a atribuição da comparticipação financeira de 1500 euros ao Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, no âmbito da celebração dos 45 anos de existência na próxima época taurina.