Projeto “Os Nossos Autores”: “A Birra do Morto” no Fórum Cultural

Zecas  1 1024 2500
2019/11/20

No âmbito do projeto municipal “Os Nossos Autores”, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe, nos dias 29 e 30 de novembro, às 21:30h, a peça de teatro “A Birra do Morto”, pelo Grupo de Teatro “Os Zecas”, com encenação de Luciano Barata. A peça tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes a partir de 5 de novembro.

Esta Birra do Morto é uma farsa tragicómica ou ainda um exercício de humor carregado de cenas insólitas e inverosímeis, por vezes interagindo, num registo sobrenatural e bizarro, com o teatro do absurdo.
Este morto que tem uma birra, que se recusa a ser enterrado e que, para além de embirrar com a médica, com a mulher que o vem vestir, com o dono da agência funerária, com os vizinhos e amigos, com as forças da ordem, com as urnas e com os fantasmas, ainda consegue embirrar consigo próprio, pois tem medo de dormir sozinho seja onde for.
Mas o que é certo é que tudo isto não passa de uma subversão metafórica e trocista, exorcizando o caixão e o ritual do velório que nos amedrontam desde que nascemos e, acima de tudo, para ridicularizar os constrangimentos e medos perante a morte. Todavia, este imbróglio dramático torna óbvio que a vida já não é o que era, e que morrer está mesmo pela hora da morte!
Luciano Barata

Direção e Encenação: Luciano Barata | Interpretação: Beatriz Bárbaro; Joana Guerreiro; Inês Raposo; Justino Ramos; Joaquim Paulino; Miguel Gomes; Natacha Flor; Paula Almeida; Samuel Fitas | Ator convidado: José Brito

Reserva de Bilhetes:
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Rua José Vicente, Baixa da Banheira
Horário da Bilheteira:
De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h
Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.
As reservas podem ser levantadas, no máximo, até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.