Site do Município disponibiliza conteúdos falados

Site do municipio da moita disponibiliza conteudos falados 1 1024 2500
2020/04/29

O site da Câmara Municipal é o único da região a permitir aos utilizadores com dificuldades de leitura ouvir os seus conteúdos, em vez de os ler, disponibilizando a vocalização da informação, através do serviço Readspeaker. Além da Câmara da Moita, só mais quatro sites municipais em todo o País asseguraram esta ferramenta inclusiva aos seus munícipes e visitantes, o que, assume ainda maior relevância numa altura em que a internet se tornou, para muitos, uma janela aberta para o mundo.

Este serviço de vocalização automática, recentemente atualizado para uma nova versão, o ReadSpeaker Web Reader, gera em tempo real uma versão falada dos conteúdos do site, com vozes de alta qualidade, e oferece um conjunto de possibilidades integradas de leitura e tradução de modo a que que todos compreendam os conteúdos disponibilizados. Para utilizar este serviço - o ReadSpeaker -, ou seja, ouvir a versão falada dos textos do site, basta clicar no botão “ouvir”, disponível no topo de cada página do site, logo após o título.

Através deste serviço inovador, que permite uma interação mais personalizada com os conteúdos, a Câmara Municipal da Moita, proporciona um acesso alargado a um maior número de utilizadores da internet à informação municipal, oferecendo novas opções de acessibilidade a pessoas com dificuldades a nível de literacia, dificuldade em aprender, visão reduzida, seniores, estudantes de idiomas, utilizadores em movimento e todos os que procurem uma forma mais simples de aceder a conteúdos digitais.

Como funciona

Com um simples “clique” e sem necessidade de fazer download, o texto é lido em voz alta e destacado em simultâneo, para que os utilizadores possam acompanhar facilmente a leitura, independentemente do dispositivo que estiverem a utilizar. Selecionando qualquer parte do texto no site, o utilizador poderá ativar um menu pop-up, com as funções “Ouvir”, “Tradução” e “Dicionário”. A ferramenta disponibiliza uma vasta seleção de idiomas que inclui alemão, espanhol, italiano, mandarim, sueco, coreano, finlandês, holandês, japonês, turco, entre muitos outros, e oferece ainda aos utilizadores a possibilidade de descarregar a informação disponibilizada, podendo guardá-la para escutar mais tarde num computador ou num telemóvel.

Note-se que a Câmara Municipal da Moita foi das primeiras autarquias do país a oferecer este serviço aos munícipes, em 2009, com a disponibilização da Maré Cheia – Agenda de Eventos no Concelho da Moita em versão de voz. Com o lançamento do novo site do município, em 2015, o serviço foi alargado a todo o site e, em 2020, atualizou o serviço para uma versão que alarga o acesso à informação ainda a mais utilizadores. Só em 2019, por exemplo, a ferramenta foi utilizada 7 326 vezes no site do Município.

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados