Câmara planta novas árvores no Parque da Zona Ribeirinha

Img 4215 1 1024 2500
2020/06/04

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal da Moita está a plantar novos alinhamentos de árvores no Parque da Zona Ribeirinha, na Baixa da Banheira, em substituição de palmeiras que se encontravam afetadas por doenças, nomeadamente pela “praga do escaravelho”.

Durante o mês de junho, está assim prevista a plantação de 50 exemplares da “Árvore-do-Âmbar”, espécie muito apreciada devido à sua folhagem que adquire várias tonalidades ao longo do ano (verde claro, amarelo, laranja, vermelho), por vezes em simultâneo.

A plantação de árvores é um importante contributo para o combate às alterações climáticas, pois estas absorvem o dióxido de carbono, um dos gases que provoca o efeito de estufa, reduzindo a sua concentração na atmosfera. Por outro lado, a plantação de árvores tem também outro efeito benéfico, no âmbito das alterações climáticas, atenuando os efeitos nefastos das chamadas “ondas de calor” que, nos últimos anos, têm vindo a surgir com maior frequência, afetando sobretudo a população mais vulnerável, como é o caso dos idosos.

As árvores agora plantadas podem alcançar uma altura de 20 metros, em condições favoráveis de desenvolvimento, proporcionam bem estar, com a sua sombra e frescura no verão, libertando, cada uma delas, cerca de 1,7m3 de oxigénio puro para a atmosfera, todos os dias.