Projeto CED Moita já efetuou mais de 750 esterilizações em gatos de rua

Ced 1 1024 2500
2020/08/03

O Projeto CED (Captura, Esteriliza e Devolve) é constituído por um grupo informal de voluntários que tem vindo a intervir, no concelho da Moita, junto das colónias de gatos numerosas ou problemáticas que vivem na rua, com o objetivo de controlar a sua população, mantendo-a saudável. Com intervenção em todo o Município, efetuou, desde a sua criação em 2015, mais de 750 esterilizações em gatos de rua.

Este projeto, apoiado pela autarquia, veio valorizar o trabalho efetuado no que respeita ao bem-estar animal. Além da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua, o projeto CED desdobra-se ainda no apoio e sensibilização dos tratadores dos gatos de rua, sobretudo no que respeita à importância da remoção dos restos de alimentos, e em campanhas para a adoção.

Os resultados do CED são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia, cuja existência desempenha um importante papel no controle das pragas urbanas de roedores.

A Câmara Municipal da Moita enaltece o trabalho que tem sido realizado no âmbito deste projeto, reconhecido pela população e por outros municípios. “O empenho dos voluntários e a sua grande dedicação, assim como a capacidade de trabalho em equipa e a colaboração dos veterinários em regime de voluntariado, têm sido fundamentais para os resultados obtidos”, considera o Vereador Miguel Canudo, responsável pela área de serviços urbanos e ambiente. “Queremos reconhecer que só a persistência e abnegação destes voluntários, em detrimento do tempo para a família e lazer, levaram ao êxito deste projeto, tão importante para que os animais tenham uma maior qualidade de vida e, nos casos onde é possível, também uma família que os acolha”, salienta o Vereador Miguel Canudo.