Piscina Municipal de Alhos Vedros mais eficiente energeticamente

Piscina  2  1 1024 2500
2020/09/16

A requalificação da Piscina Municipal de Alhos Vedros está agora concluída e irá reabrir a 21 de setembro. Esta obra tornou este equipamento, considerado como estratégico para o desenvolvimento desportivo do Município da Moita, energeticamente mais eficiente. Além da melhoria do conforto térmico, está prevista uma poupança energética (consumos) superior a 30%, em consequência de uma subida de duas classes energéticas.

Decorrente da estratégia municipal para a energia sustentável, este investimento que ascendeu a 387 mil euros, foi enquadrado nos novos instrumentos de financiamento do Portugal 2020, designadamente no PO Lisboa, tendo beneficiado de uma comparticipação FEDER de 144 mil euros (37%). O Município da Moita suportou os restantes 63% (cerca de 243 mil euros).
Apesar da morosidade destes processos de candidatura, processos de aprovação por diversas entidades e concurso público, foi possível realizar a obra, mesmo em tempo de pandemia, cumprindo os prazos que estabelecemos, para abertura da piscina em setembro.

No reinício das atividades, dependendo do evoluir da pandemia de COVID-19 e de acordo com as regras da Direção-Geral de Saúde, os utentes da piscina poderão usufruir das melhorias introduzidas ao nível das janelas com aplicação de filtros, dos sistemas de iluminação interior, da ventilação e ar condicionado, da produção de águas quentes sanitárias e do tanque e da cobertura do plano de água.

O ambiente também agradece. Estas ações, a par da introdução de sistemas de electro bombagem com variação de velocidade, de uma unidade de produção de autoconsumo fotovoltaica e da introdução de um sistema de gestão técnica centralizada, contribuirão para uma redução de emissões de CO2 da ordem das 88,7 toneladas/ano, de acordo com a auditoria energética realizada.

20200825_114656
piscina