A Câmara Municipal da Moita foi pioneira na recuperação deste tipo de embarcações tradicionais. O varino municipal foi recuperado entre 1980 e 1981, no estaleiro naval do mestre José Lopes. A Câmara Municipal da Moita foi seguida, posteriormente, por outras autarquias.
Entre os anos de 2010 e 2011, “O Boa Viagem” foi de novo submetido a uma grande intervenção que envolveu a própria estrutura da embarcação, no estaleiro naval de Sarilhos Pequenos. Ao longo deste processo de recuperação foram utilizadas as ancestrais técnicas de carpintaria naval, calafeto, tratamento e pinturas das madeiras.
O varino é uma embarcação de fundo chato, para navegar nos esteiros do rio, com águas de pouca profundidade. Exibe uma proa redonda, encimada pelo caneco ou capelo também aduncadamente recurvo para dentro. Ostenta as características pinturas decorativas no painel da proa, na antepara e nos barbados, conferindo-lhe um colorido inconfundível. Tem cerca de vinte metros de comprimento por cinco de largura, podendo transportar até duzentas toneladas.
Numa perspectiva de valorização deste património, “O Boa Viagem” foi classificado como um bem cultural de interesse municipal, em Reunião de Câmara de 11 de setembro de 2011.
Com vista à salvaguarda do património cultural, a Câmara Municipal desenvolve entre junho e outubro, vários passeios fluviais no varino "O Boa Viagem" que, além da vertente lúdica, têm como objetivo dar a conhecer o concelho da Moita e os concelhos limítrofes numa perspetiva diferente, divulgando igualmente os barcos típicos do Tejo e as suas caraterísticas únicas.
Reservas e informações
Posto de Turismo da Moita / Rua Machado Santos nº 35 - Moita