A participação da comunidade escolar no projeto Agricultura Biológica e Compostagem na Escola foi, mais uma vez, muito positiva. Neste ano letivo 2023/2024, cerca de 1200 crianças, num total de 59 turmas, do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, semearam e plantaram ervas aromáticas, rabanetes, alfaces, cenouras, favas e outros vegetais ou mesmo flores, dos quais cuidaram com grande dedicação. Ao todo, estiveram ativas 20 hortas escolares que serviram também como espaços de observação e aprendizagem, complementando as matérias curriculares, enquanto outros temas, como a sustentabilidade, a biodiversidade e a alimentação equilibrada, eram aprofundados. Este é um projeto anual do Município da Moita que tem por missão promover a sensibilização dos mais novos para a temática ambiental, através de uma abordagem lúdica e pedagógica. No início de cada ano letivo, os espaços das hortas são preparados pelos serviços municipais que entregam também a cada turma as plantas e sementes necessárias e dão apoio técnico sempre que se justifique.
Em resultado de todo este trabalho, de alunos, professores e auxiliares, os alunos puderam ainda degustar vegetais deliciosos e saudáveis cultivados em modo biológico.
O Município disponibilizou também, às turmas participantes no projeto, o jogo “Aventura na Horta Biológica”. Este jogo, em formato de tapete gigante, aborda de forma divertida a criação, desenvolvimento e cuidados a ter com as hortas biológicas, passando por temáticas como a compostagem, sementeira e plantação, pragas e animais auxiliares da horta.
Chega agora o momento das merecidas férias para os dedicados hortelãos que certamente não vão esquecer as suas experiências na horta. Até setembro!
Notícias relacionadas
-
Tempo de plantações nas Hortas Escolares
Tempo de plantações nas Hortas Escolares
02 Fev 2024 -
Câmara assinala Dia das Zonas Húmidas com lançamento de suporte informativo sobre flora da zona ribeirinha
Câmara assinala Dia das Zonas Húmidas com lançamento de suporte informativo ...
02 Fev 2024 -
Recolha de Biorresíduos alargada a novas zonas
Recolha de Biorresíduos alargada a novas zonas
31 Jan 2024