Hoje, dia 2 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Esta data, assinala-se anualmente por ocasião da assinatura da «Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas», a 2 de fevereiro de 1971, na cidade irariana de Ramsar.
Sabia que é no inverno que se observa uma maior quantidade de aves na zona ribeirinha?
A zona ribeirinha do Concelho da Moita é maioritariamente classificada como Reserva Ecológica Nacional, sendo constituída na sua maior parte por antigas salinas, sapais, caniçais, lodos e areias. Estas zonas húmidas ribeirinhas constituem um excelente habitat para a avifauna aquática do estuário, que aí encontra refúgio, alimentação e local para reprodução e/ou nidificação. Durante todo o ano, mas sobretudo durante o outono e inverno, pode observar-se uma grande quantidade de aves na zona ribeirinha, muitas das quais protegidas por Diretivas Europeias.
No Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, podemos encontrar com facilidade um conjunto interessante de espécies de aves, seja dentro dos reservatórios, na zona de lodo exterior ou em antigas marinhas adjacentes, como, por exemplo, o Perna-longa (Himantopus himantopus), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus), o Colhereiro (Platalea leucorodia) e tantas outras. No circuito exterior, nos painéis interpretativos deste espaço, pode também ser consultada mais informação sobre a avifauna e sobre as marinhas no contexto da história e património locais e no âmbito do património natural do Estuário do Tejo.
O Perna-longa (Himantopus Himantopus), é uma das espécies que pode ser observada no Sítio das Marinhas.
Foto: Andreas Trepte
Saiba mais sobre o Sítio das Marinhas aqui.
Notícias relacionadas
-
Município da Moita promove “Fim de Semana Sem Desperdício”
Município da Moita promove “Fim de Semana Sem Desperdício”
02 Set 2024 -
Duas escolas do concelho da Moita participaram no projeto "O Mar Começa Aqui"
Duas escolas do concelho da Moita participaram no projeto "O Mar Começa Aqui"
23 Jul 2024 -
Recolhidas 2,8 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos
Recolhidas 2,8 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos
23 Jul 2024