Nas instalações da Câmara Municipal da Moita estão animais à espera de uma nova família. Faça como a Maria Agostinho e o Arlindo Rodrigues que já deram casa e amor a um patudo.
A adoção consciente de um animal passa por dar prioridade ao bem-estar do mesmo. Nas instalações camarárias estão alguns animais a precisar de uma nova família e as ações de adoção têm sido cada vez mais.
Em 2023 a Câmara Municipal da Moita teve a oportunidade de ser a ponte para que alguns animais abandonados ganhassem amor junto de novas famílias e exemplo disso é o Diesel e o Tambor que, infelizmente, tinham sido abandonados mas agora estão felizes ao lado dos seus novos donos.
Maria e Diesel um amor à primeira vista
Maria Agostinho decidiu que estava na hora de aumentar a família aquando de um período difícil em que o filho estava doente. A mulher, residente nas Arroteias quis trazer mais alegria e encontrou-a num animal. Diesel foi o escolhido e diz Maria que o amor “foi à primeira vista”. “Quando fomos até ao Matão para ver os animais e adotarmos o Diesel foi o mais ativo. Às tantas, a pessoa que nos estava a ajudar disse: ‘o Diesel já vos escolheu’ e acho que é verdade. A nossa ligação foi imediata”, admite-nos feliz. “Ele veio para a nossa casa e em poucos dias já era tudo dele. Dorme na minha cama à noite, mas durante o dia a perdição dele é o meu filho. É um animal muito inteligente e meigo. Caí, magoei-me, tive de levar pontos e ele aproximou-se de mim aos beijinhos. Não há nada que pague isto”, assume-nos.
Maria Agostinho recebeu Diesel com seis meses e neste momento ele está com dez. “É um bebezão ainda, superenergético, gosta de ir à rua brinca, mas não dá confiança a toda a gente. Adora comer e apegou-se muito à família. Tem sido muito bom tê-lo connosco e aconselhamos a todos que possam e queiram adotar que o façam, vão ganhar um amor inexplicável”, garante Maria Agostinho.
Tambor o rei da casa
Depois de ter passado pelas instalações municipais, Tambor foi entregue à família de Arlindo Rodrigues. No dia da adoção a excitação era grande de parte a parte. “Nós fomos buscar o Tambor porque queríamos mais um animal para fazer companhia ao que já temos. Ele está muito velhinho e precisava de uma companhia”, conta-nos o homem residente no Samouco. “Ele vinha muito, muito feliz e apesar de estranhar a presença de outro cão começou a interagir sem problemas. Depois disso, talvez por medo de ser abandonado, ele passa mais tempo na casinha. Acho que na ideia dele, se eu o levar à rua quer dizer que o vou tirar aqui de casa. Talvez seja mesmo um trauma de abandono”, revela-nos Arlindo. “Apesar deste medo dele dificultar a adaptação estamos muito felizes por o ter trazido para nossa casa. Faríamos tudo outra vez”, acrescenta o dono do Tambor, apelando à adoção. “Há muitos animais a quem podemos dar amor. Muitos deles já têm vidas sofridas, passaram por abandono, maus-tratos e só precisam de amor”.
Também pode ser voluntário!
Se gostaria de adotar animais, mas não tem condições saiba que pode fazer a diferença na vida dos mesmos. A Câmara Municipal da Moita procura voluntários para passear os cães que estão nas instalações municipais. Vera Monteiro, é voluntária há alguns meses e apela a que mais pessoas se juntem a ela. “O único compromisso com o qual ficamos é passear estes bebés e dar-lhes amor e carinho enquanto aqui estão à espera de uma nova família. Vir aqui passeá-los faz a diferença e é uma coisa tão simples”, assume a jovem. “Para além disso aceitamos mantinhas para eles e ainda há a oportunidade de ser família de acolhimento temporária. Há mesmo formas muitos simples de ajudar”, acrescenta Vera.
Quer ser voluntário? Inscreva-se já através do email gab.vetmun@cm-moita.pt, indique o seu nome, contacto e disponibilidade. Os patudos esperam por si!
Este artigo foi publicado na Maré Cheia #218, leia-a aqui.
Contactos
Telefone direto: 21 280 68 16
Telemóvel: 962 049 674
Notícias relacionadas
-
Projeto Trazer + Saúde ao Vale destaca Saúde Animal
Projeto Trazer + Saúde ao Vale destaca Saúde Animal
05 Jun 2024 -
O CROAE vai ter casa aberta no próximo dia 30 de março
O CROAE vai ter casa aberta no próximo dia 30 de março
26 Mar 2024 -
Está na hora de aumentar a sua família!
Está na hora de aumentar a sua família!
22 Nov 2023