A edição deste ano da Biofesta aconteceu no Rosário e levou centenas de pessoas à localidade.
Aconteceu no dia 4 de junho a 17ª edição da Biofesta, mostra de projetos de agricultura biológica, ambiente e sustentabilidade. Pela primeira vez, o evento foi deslocado do seu local habitual, na vila da Moita, e aconteceu no Largo da Capela, no Rosário. A escolha parece ter sido assertiva a julgar pelo número de visitantes.
A escolha da data deveu-se, também, à necessidade de querer recorrer a este evento para marcar e comemorar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho. A festa foi antecipada em um dia, é certo, mas todos parecem ter aceitado o apelo.
Em destaque estiveram os produtos biológicos, mas também, os vários projetos na área da sustentabilidade ambiental como foi o caso da produção de plantas halófitas, como a salicórnia, representada pela salina greens. As propostas de redução de desperdício alimentar apresentadas pela Escola Técnica Profissional da Moita foram outro tema que chamou à atenção dos visitantes da Biofesta.
Quem também não ficou indiferente a ninguém, e que foi, igualmente, uma estreia nesta mostra, foi a Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, com as suas iguarias como o pão, a alheira, o gin e a cerveja de urtiga.
A iniciativa decorreu durante todo o dia de domingo e levou centenas de pessoas ao Rosário. Presente na abertura do certame esteve a vice-presidente da Câmara Municipal, Sara Silva, bem como a vereadora Anabela Rosa.
Um evento, mais uma vez vencedor, que promete voltar já para o ano, noutro local do concelho e com, ainda, mais participantes e visitantes.
Notícias relacionadas
-
Eco-Escolas promove consciência ambiental e sustentabilidade
Eco-Escolas promove consciência ambiental e sustentabilidade
07 Jun 2024 -
18ª edição da Biofesta trouxe muitas novidades
18ª edição da Biofesta trouxe muitas novidades
04 Jun 2024 -
18ª Biofesta com programa diversificado
18ª Biofesta com programa diversificado
28 Mai 2024