A 13ª edição do BB Blues Fest ficou marcada por grandes concertos. Flávio Guimarães, Shakura S’Aida, Vaste Jackson e os Travellin Brothers foram os grandes destaques deste ano.
O BB Blues Fest voltou, em força à Baixa da Banheira. A 13ª edição foi realizada, integralmente, nesta localidade que se encheu de gente para, durante quatro dias, ouvir bom blues.
O primeiro dia de Festival foi de entrada gratuita e aconteceu, pela primeira vez, na Quinta do Facho, na Baixa da Banheira, um local muito apreciado por todos aqueles que se deslocaram para ver os portugueses Harts&Bones, que atuaram na primeira edição deste festival, há precisamente 13 anos. Um concerto que foi brindado por um céu estrelado e um calor típico de verão que levou muitas pessoas a aproveitar a noite para sair de casa e apreciar boa música.
Nos dias 31 de maio, sexta-feira e 1 de junho, sábado, os concertos tiveram lugar no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. No primeiro dia subiram a palco os portugueses Kiko & The Blues Refugees e o brasileiro Flávio Guimarães. Este último foi presenteado pela Organização do BB Blues Fest, pelo Município da Moita e pela União de Freguesias das Baixa da Banheira com Blues Prestige Award, um prémio que foi introduzido na edição passada com o objetivo de destacar os nomes do blues que têm dado cartas nesta área. Flávio Guimarães agradeceu o prémio e o carinho e mostrou-se satisfeito com a imagem que de alguma forma replica o varino municipal O Boa Viagem.
Já no dia 1 de junho, o mesmo prémio foi entregue a Sakura S’Aida, não só pela sua música, mas também pela sua voz ativa no que que às questões da igualdade diz respeito. Antes de receber este prémio, Shakura esteve, no dia 31, na Escola Secundária da Moita a falar com alunos do ensino secundário e pode transmitir a todos os seus ideais, contou a sua história de vida, a sua luta pelos direitos humanos e ainda conseguiu responder a várias perguntas feitas pelos jovens, sobretudo sobre racismo e body shaming, dois temas que marcam a atualidade.
Na primeira parte subiu a palco Vasti Jackson que deu um concerto intimista em que mostrou o bom Blues que sabe fazer, adaptando os mais variados temas a este estilo musical, caminhando pela sala, deixando todos rendidos à sua música.
No final da noite, a surpresa foi total quando Shakura pediu a Vasti que se juntasse a ela em palco, improvisando, assim, um dueto que fica para a história.
O último dia de Festival começou a partir das 15 horas, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, com o BB Blues Pic Nic. Centenas de pessoas juntaram-se ali para ouvir música e dançar ao ritmo do blues. Famílias inteiras aproveitaram o domingo, quente, de sol e boa música. Um mix perfeito para terminar em beleza este festival. Quatro bandas estiveram em palco, com destaque para os espanhóis Travellin Brothers que levaram ao êxtase a plateia. Um encerramento feito, ainda, com a ajuda de Nanook plays the Blues, The Blues Hackers e Stomping At Six. Uma edição com balanço positivo para todas as entidades envolvidas neste evento musical.
Notícias relacionadas
-
BB Blues Fest recebe os melhores nomes do blues
BB Blues Fest recebe os melhores nomes do blues
16 Set 2021 -
BB Blues Fest | Reserva de bilhetes para noite de abertura e Pic-Nic
BB Blues Fest | Reserva de bilhetes para noite de abertura e Pic-Nic
08 Set 2021 -
The Black Mamba no X BB Blues Fest
The Black Mamba no X BB Blues Fest
03 Set 2021