Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Migrantes. A Câmara Municipal da Moita assinalou esta importante data com a realização de uma sessão subordinada ao tema: “Acesso de Mulheres e Homens Migrantes à Saúde”, a 14 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Bruno Vieira Amaral, no Vale da Amoreira, que contou com a participação de aproximadamente 35 profissionais de saúde.
Esta iniciativa foi realizada conjuntamente com o ACES Arco Ribeirinho, a Associação Mulheres Sem Fronteiras e em articulação com o Projeto “Trazer + Saúde ao Vale”, que resulta de uma parceria entre o Município da Moita, a Farmácia Jordão Pedrosa (vencedora do Prémio Almofariz 2022 de Intervenção na Comunidade by Azevedos) e a UCC “Saúde na Rua”. A sessão de abertura contou com as intervenções da Vereadora Anabela Rosa e de Miguel Lemos, Diretor Executivo do ACES Arco Ribeirinho.
O painel inicial “Acesso de Migrantes à Saúde” foi dinamizado por Fernanda Silva, Enfermeira Gestora coordenadora do Gabinete da Saúde do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes em Lisboa (CNAIM), que abordou as respostas existentes, a nível nacional, a situações de barreiras no acesso de migrantes ao Serviço Nacional de Saúde.
O segundo painel, “Desafios no acesso à saúde por parte das pessoas migrantes”, moderado pela Enfermeira Diana Chaves, da Unidade Saúde Pública Arnaldo Sampaio, ACES Arco Ribeirinho, contou com as intervenções de Dulce Fonseca, Diretora Técnica da Farmácia Jordão Pedrosa, da Enfermeira Gestora Mafalda Rosa, Coordenadora da UCC Saúde na Rua, de Alexandra Alves Luís, da Associação Mulheres Sem Fronteiras, e de Andreia Lourenço, em representação dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do nosso território.
Esta ação, desenvolvida no âmbito da operacionalização do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, teve como objetivo sensibilizar os profissionais que intervêm com populações vulneráveis para a integração da dimensão de género nas suas práticas, numa perspetiva intersecional.
A sessão de encerramento contou com a intervenção do Vereador António Carlos Pereira que destacou a importância das questões abordadas tendo em consideração as necessidades de homens e mulheres com experiência migratória. Para o entendimento destas diversas dinâmicas e realidades, assume-se como essencial a perspetiva de quem garante os cuidados de saúde às nossas populações.
Notícias relacionadas
-
Projeto Trazer + Saúde ao Vale alerta para cuidados da pele
Projeto Trazer + Saúde ao Vale alerta para cuidados da pele
26 Jun 2024 -
Unidade Móvel de Saúde - Saiba por onde ela vai andar em julho!
Unidade Móvel de Saúde - Saiba por onde ela vai andar em julho!
25 Jun 2024 -
AML e municípios discutem soluções para migrantes e sem-abrigo
AML e municípios discutem soluções para migrantes e sem-abrigo
24 Jun 2024