Até dia 29 de dezembro pode descobrir na Biblioteca Bento de Jesus Caraça, na Moita, uma exposição criada pelo Museu do Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado.
Na sexta-feira, dia 10 de novembro foi inaugurada, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, a exposição “Tendência ou Futuro? Calçado e Sustentabilidade”, que estará em exibição no local até dia 29 de dezembro.
Esta exposição apresenta projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal. Ecodesign, bioeconomia, pegada ambiental e reciclagem são termos que, também, já entraram no vocabulário do calçado.
Presente na inauguração esteve a Vereadora Anabela Rosa, que se juntou a tantas outras pessoas que fizeram questão de acompanhar a exposição e entender o conceito de reaproveitamento, atualmente já muito defendido por alguns criadores que procuram uma moda mais lenta, não sazonal e que tem por princípio uma economia circular de poupança de matérias-primas e de energia.
De recordar que esta exposição é criada pelo Museu de Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, esteve desde dia 5 de novembro de 2022 no Museu do Calçado e agora estreia-se em itinerância, na Biblioteca Municipal da Moita.
Em 2021 foram produzidos 22 000 milhões de sapatos em todo o mundo, cerca de 2.8 por pessoa, e a vida útil expectável de cada par é apenas de um ano. O calçado é, segundo dados oficiais, responsável por um quinto do impacto ambiental gerado pela indústria da moda, apesar de representar menos de um décimo do seu valor total.
Esta é uma exposição de alerta e consciencialização que não deve perder.
Notícias relacionadas
-
Em julho e agosto a Cultura (anda) à Solta
Em julho e agosto a Cultura (anda) à Solta
05 Jul 2024 -
Vem aí mais uma edição do CulturFest
Vem aí mais uma edição do CulturFest
11 Jun 2024 -
Parabéns à Biblioteca Bruno Viera Amaral!
Parabéns à Biblioteca Bruno Viera Amaral!
29 Mai 2024