O Fragateiro, em Sarilhos pequenos, é o local ideal para comer bem, barato e diferente todos os dias…
Família é a palavra que mais se ouve ao entrar n’O Fragateiro. O ambiente é familiar, a equipa trata-se como família, assim como a maior parte dos clientes que já são habituais.
Às 12:00 horas quando as portas se abrem para o almoço, são dezenas as pessoas que aguardam pela refeição sempre confecionada pelas três cozinheiras. Uma delas, Conceição, proprietária do espaço, é a pessoa que todos respeitam e a quem agradecem pelos pratos colocado nas suas mesas.
Nuno Saraiva é empregado de mesa, mas neste momento é, também, um dos baços direitos de Conceição. É ele quem nos explica as raízes deste restaurante em Sarilhos Pequenos. “O Fragateiro foi o nome escolhido mesmo pelas raízes do local onde nos encontramos. Sarilhos era uma das terras com mais fragateiros, gentes de mar, e por isso, este restaurante é alusivo a isso mesmo. Os fragateiros fazem parte da traição de Sarilhos e por isso O Fragateiro é uma alusão à história. A atual proprietária faz este janeiro dois anos de restaurante”, conta-nos Nuno Saraiva.
Pratos diferentes todos os dias
O menu d’O Fragateiro nunca é igual. Nas opções do dia há sempre carne e peixe. “O nosso pernil tem sempre muita saída, as nossas feijoadas e, claro, a nossa caldeirada à fragateiro, que honra, claro o nome do espaço. Os pratos tradicionais são o nosso forte”, diz-nos Nuno. “Uma coisa que nós fazemos questão de manter é os pratos do dia a 8 euros. Achamos que é importante manter um preço baixo para conseguirmos chegar a todas as carteiras. Sabemos, aliás, que isso é um fator decisivo para muitos na escolha do nosso espaço. Aos domingos o preço é um bocadinho superior, mas isso acontece porque nesses dias temos o nosso cabrito à padeiro e vitela assada, que são pratos muito procurados”, explica-nos.
Aquele docinho apetecível
Mas atenção se a variedade é muita no prato principal, o mesmo se pode dizer da hora de adoçar a boca. “As nossas sobremesas são fantásticas, pelo menos é o feedback que temos. A nossa estrela é o doce da casa, que é o nosso merengue, mas temos outras sobremesas igualmente no topo da preferência como os crocantes de coco e a musse de chocolate caseira”, sugere Nuno.
Comer bem e sentir-se em casa é a promessa da equipa, de cinco pessoas, deste restaurante, três na cozinha e dois às mesas. “Nós primamos pelo familiar, pelo acolhedor é por isso que temos as mesas dispostas muito perto umas das outras mesmo para tornar tudo mais acolhedor. Não somos impessoais como a maior parte dos restaurantes é. Aqui as pessoas acabam por conversar umas com as outras por as mesas estarem perto e algumas até travam amizade”, garante Nuno Saraiva.
Se ficou com água na boca já sabe, O Fragateiro espera por si, todos os dias das 12:00 às 15:30, excepto à terça-feira quando o restaurante encerra para descanso do pessoal.
Este artigo foi publicado na Maré Cheia #218, leia-a aqui.
Contactos
O Fragateiro
Rua dos Flamingos, 2860-656, Sarilhos Pequenos.
Tel.: 210 845 501
Notícias relacionadas
-
Está aberta a época Fluvial do Varino “O Boa Viagem”
Está aberta a época Fluvial do Varino “O Boa Viagem”
28 Mai 2024 -
Moita na Expovaciones em Bilbao
Moita na Expovaciones em Bilbao
15 Mai 2024 -
Restaurante Chão.Duro - Comida à portuguesa, com certeza
Restaurante Chão.Duro - Comida à portuguesa, com certeza
09 Mai 2024